As falhas no fornecimento de energia elétrica em Petrópolis e outras cidades do RJ voltaram a colocar a Enel no centro de uma denúncia formal apresentada pelo deputado estadual Yuri Moura, nesta semana. Após bairros inteiros permanecerem até 72 horas sem luz, o parlamentar acionou o Procon do Estado do Rio de Janeiro e outros órgãos de controle, cobrando a indenização das famílias e criticando a atuação da concessionária. O parlamentar aponta que as fortes chuvas e ventos não são novidades e, ainda assim, a empresa não investiu o suficiente na reestruturação do sistema elétrico, na contratação de pessoal e não apresentou um plano de contingência, em articulação com outros órgãos.

 

Yuri quer que as famílias que perderam alimentos, tiveram tratamentos interrompidos ou que tiveram qualquer outro prejuízo, como no caso dos comerciantes, sejam indenizados pela Enel: “Estamos falando de pessoas que perderam alimentos na geladeira, que tiveram tratamento médico interrompido pela falta de energia. Não é justo que as famílias paguem pela negligência da Enel enquanto a empresa nada em dinheiro. Teve bairro em Petrópolis que ficou até 72 horas sem energia. Isso não é exceção, é regra”. O mandato do deputado abriu um canal direto para atendimento aos atingidos, através do WhatsApp (21) 99355-7238.

 

Segundo Yuri Moura, a concessionária foi formalmente questionada sobre o planejamento para o verão 2025/2026, período marcado por chuvas intensas e ventos fortes, mas não respondeu. “O plano de contingência é o que deveria garantir resposta rápida a essas intempéries, mas a Enel não faz, não se preocupa. Teve representante da Enel que, em meu gabinete, prometeu plano de contingência para os dias de forte chuvas e ventania, não foi o que aconteceu, então, vamos intensificar ainda mais as cobranças”, disse.

 

Em Petrópolis, localidades como Fazenda Inglesa, Araras, Retiro, Bom Sucesso, Itaipava, Itamaraty e diversos outros pontos da cidade sofreram prejuízos diretos pela demora no restabelecimento do serviço. Contudo, a denúncia apresentada por Yuri Moura reforça que o problema não é pontual nem restrito à cidade. No documento enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Ministério de Minas e Energia, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal e ao Procon, o deputado aponta que a Enel atende cerca de 73% do território fluminense, alcançando aproximadamente sete milhões de pessoas, e acumula índices elevados de interrupções e baixa qualidade no serviço. Ele lembra que estudos e rankings oficiais colocam a concessionária entre as piores do país nesse quesito.

 

Yuri também ressaltou que a atuação crítica em relação à Enel é uma marca constante do seu mandato desde o início da legislatura. “Desde que cheguei à Assembleia, em 2023, tenho denunciado a Enel, feito relatórios e enviado à ANEEL, que é a agência reguladora responsável por essa concessão”, afirmou. Para o deputado, a permanência da empresa no Estado, que tem contrato até 2026 e busca renovação, se tornou insustentável. O Ministério Público Federal, inclusive, já ingressou com ação contra a renovação, apontando falhas graves, uso excessivo de expurgos nos indicadores de qualidade e desconsideração de multas milionárias. “Para dizer o óbvio: a Enel não tem mais condição de ficar no Estado do Rio de Janeiro. Ela atrapalha o desenvolvimento, prejudica as famílias e causa um impacto absurdo”, disse.

 

O deputado também criticou a postura de integrantes do Poder Executivo estadual e municipal. “É uma concessão federal, mas o governador e alguns prefeitos são colados com a Enel e não fazem a pressão que deveriam”, declarou. Como exemplo, citou incentivos fiscais e financiamentos de projetos culturais e esportivos pela empresa. “A Enel financia projetos do governo, enquanto o mesmo governo que deveria fiscalizar simplesmente ignora os problemas”, disse, acrescentando críticas à atuação da agência reguladora estadual.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE