As falhas no fornecimento de
energia elétrica em Petrópolis e outras cidades do RJ voltaram a colocar a Enel
no centro de uma denúncia formal apresentada pelo deputado estadual Yuri Moura,
nesta semana. Após bairros inteiros permanecerem até 72 horas sem luz, o
parlamentar acionou o Procon do Estado do Rio de Janeiro e outros órgãos de
controle, cobrando a indenização das famílias e criticando a atuação da
concessionária. O parlamentar aponta que as fortes chuvas e ventos não são
novidades e, ainda assim, a empresa não investiu o suficiente na reestruturação
do sistema elétrico, na contratação de pessoal e não apresentou um plano de
contingência, em articulação com outros órgãos.
Yuri quer que as famílias que
perderam alimentos, tiveram tratamentos interrompidos ou que tiveram qualquer
outro prejuízo, como no caso dos comerciantes, sejam indenizados pela Enel:
“Estamos falando de pessoas que perderam alimentos na geladeira, que tiveram
tratamento médico interrompido pela falta de energia. Não é justo que as
famílias paguem pela negligência da Enel enquanto a empresa nada em dinheiro.
Teve bairro em Petrópolis que ficou até 72 horas sem energia. Isso não é
exceção, é regra”. O mandato do deputado abriu um canal direto para atendimento
aos atingidos, através do WhatsApp (21) 99355-7238.
Segundo Yuri Moura, a
concessionária foi formalmente questionada sobre o planejamento para o verão
2025/2026, período marcado por chuvas intensas e ventos fortes, mas não
respondeu. “O plano de contingência é o que deveria garantir resposta rápida a
essas intempéries, mas a Enel não faz, não se preocupa. Teve representante da
Enel que, em meu gabinete, prometeu plano de contingência para os dias de forte
chuvas e ventania, não foi o que aconteceu, então, vamos intensificar ainda
mais as cobranças”, disse.
Em Petrópolis, localidades
como Fazenda Inglesa, Araras, Retiro, Bom Sucesso, Itaipava, Itamaraty e
diversos outros pontos da cidade sofreram prejuízos diretos pela demora no
restabelecimento do serviço. Contudo, a denúncia apresentada por Yuri Moura
reforça que o problema não é pontual nem restrito à cidade. No documento
enviado à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Ministério de Minas e Energia,
Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal e ao Procon, o
deputado aponta que a Enel atende cerca de 73% do território fluminense,
alcançando aproximadamente sete milhões de pessoas, e acumula índices elevados
de interrupções e baixa qualidade no serviço. Ele lembra que estudos e rankings
oficiais colocam a concessionária entre as piores do país nesse quesito.
Yuri também ressaltou que a
atuação crítica em relação à Enel é uma marca constante do seu mandato desde o
início da legislatura. “Desde que cheguei à Assembleia, em 2023, tenho
denunciado a Enel, feito relatórios e enviado à ANEEL, que é a agência
reguladora responsável por essa concessão”, afirmou. Para o deputado, a
permanência da empresa no Estado, que tem contrato até 2026 e busca renovação,
se tornou insustentável. O Ministério Público Federal, inclusive, já ingressou
com ação contra a renovação, apontando falhas graves, uso excessivo de expurgos
nos indicadores de qualidade e desconsideração de multas milionárias. “Para
dizer o óbvio: a Enel não tem mais condição de ficar no Estado do Rio de
Janeiro. Ela atrapalha o desenvolvimento, prejudica as famílias e causa um
impacto absurdo”, disse.
O deputado também criticou a
postura de integrantes do Poder Executivo estadual e municipal. “É uma
concessão federal, mas o governador e alguns prefeitos são colados com a Enel e
não fazem a pressão que deveriam”, declarou. Como exemplo, citou incentivos fiscais
e financiamentos de projetos culturais e esportivos pela empresa. “A Enel
financia projetos do governo, enquanto o mesmo governo que deveria fiscalizar
simplesmente ignora os problemas”, disse, acrescentando críticas à atuação da
agência reguladora estadual.

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