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Oficina de Plantio de Mudas, Santa Feira Ambiental 2025
O Colégio Santa Catarina de
Petrópolis promoveu a Santa Feira Ambiental para os alunos e seus familiares. O
evento foi idealizado para marcar o encerramento do Projeto Conexão Sustentável
2025, iniciativa de educação e sustentabilidade que acontece ao longo de todo o
ano, e apresentou uma série de oficinas e atividades sobre o tema.
A ação teve cerca de cinco
horas de duração e contou com a presença de aproximadamente 200 familiares e
estudantes. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar aulas de
culinária e oficinas sustentáveis de xarope caseiro, produção de papel, criação
de brinquedos a partir de resíduos e plantio de mudas. Além disso, prestigiaram
uma exposição de fotografias sobre o meio ambiente e finalizaram a grande
Gincana Socioambiental, atividade que mobiliza a comunidade ao longo de todo o
ano letivo.
Segundo Fernanda de Souza
Fernandes Ribeiro, mãe de uma aluna do Infantil 5, a família teve a
oportunidade de participar de uma série de atividades e aprender sobre novas
ideias para o futuro. “A educação sustentável é muito importante porque nos
ajuda a ter consciência sobre o impacto causado por nós e mostra os caminhos
para viver de forma mais responsável”, comenta. Já Maria Eduarda, aluna de 6
anos, conta que aprendeu a importância de separar o lixo corretamente,
economizar água e energia, além de reaproveitar materiais e alimentos.
“Participar da Feira Ambiental 2025 com a minha família foi uma experiência
muito legal porque conversamos juntos sobre como usar essas práticas na nossa
casa”, destaca.
Com o objetivo de promover
educação sustentável e incentivar hábitos saudáveis para os alunos e a
comunidade escolar, o Projeto Conexão Sustentável acontece ao longo de todo ano
letivo por meio da criação de um espaço de construção e troca de conhecimentos
baseados na consciência ambiental, sustentabilidade e no respeito aos saberes
tradicionais. Nesse cenário, os alunos participam de oficinas de manejo e
cuidado com a horta semanalmente e aprendem a plantar, cuidar e colher legumes
e verduras. Após a colheita, acontece a oficina culinária com uma
nutricionista, que prepara as receitas junto com as turmas e ensina como usar
alimentos saudáveis para a produção de lanches.
A unidade escolar também tem
um horto medicinal e apresenta para os alunos as especificidades e a
usabilidade de cada planta. Entre outras propostas do projeto educacional, há
atividades como oficina de aproveitamento integral dos alimentos e uma gincana
socioambiental com a comunidade escolar e seus familiares. A última envolve a
divisão dos integrantes em cinco equipes, que precisam realizar e pontuar
algumas tarefas durante o ano letivo, como a entrega de resíduos sólidos e
líquidos e a criação de uma horta caseira.
Nesse cenário, a presença
contínua do tema na rotina da sala de aula de forma teórica e prática favorece
uma aprendizagem mais significativa, permitindo que os estudantes relacionem o
conteúdo estudado com problemas reais da sociedade. De acordo com Mônica Chung,
Diretora do Colégio Santa Catarina de Petrópolis, a abordagem também fortalece
habilidades como trabalho em equipe, comunicação, criatividade e resolução de
problemas. “Por meio de atividades práticas, projetos interdisciplinares e
debates, os alunos compreendem que suas ações individuais têm impacto coletivo.
Ao levar o aprendizado para casa, o aluno se torna um agente multiplicador de
boas práticas, influenciando suas famílias e comunidades”, explica.


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