Oficina de Plantio de Mudas, Santa Feira Ambiental 2025



O Colégio Santa Catarina de Petrópolis promoveu a Santa Feira Ambiental para os alunos e seus familiares. O evento foi idealizado para marcar o encerramento do Projeto Conexão Sustentável 2025, iniciativa de educação e sustentabilidade que acontece ao longo de todo o ano, e apresentou uma série de oficinas e atividades sobre o tema. 


A ação teve cerca de cinco horas de duração e contou com a presença de aproximadamente 200 familiares e estudantes. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar aulas de culinária e oficinas sustentáveis de xarope caseiro, produção de papel, criação de brinquedos a partir de resíduos e plantio de mudas. Além disso, prestigiaram uma exposição de fotografias sobre o meio ambiente e finalizaram a grande Gincana Socioambiental, atividade que mobiliza a comunidade ao longo de todo o ano letivo. 


Segundo Fernanda de Souza Fernandes Ribeiro, mãe de uma aluna do Infantil 5, a família teve a oportunidade de participar de uma série de atividades e aprender sobre novas ideias para o futuro. “A educação sustentável é muito importante porque nos ajuda a ter consciência sobre o impacto causado por nós e mostra os caminhos para viver de forma mais responsável”, comenta. Já Maria Eduarda, aluna de 6 anos, conta que aprendeu a importância de separar o lixo corretamente, economizar água e energia, além de reaproveitar materiais e alimentos. “Participar da Feira Ambiental 2025 com a minha família foi uma experiência muito legal porque conversamos juntos sobre como usar essas práticas na nossa casa”, destaca. 


Com o objetivo de promover educação sustentável e incentivar hábitos saudáveis para os alunos e a comunidade escolar, o Projeto Conexão Sustentável acontece ao longo de todo ano letivo por meio da criação de um espaço de construção e troca de conhecimentos baseados na consciência ambiental, sustentabilidade e no respeito aos saberes tradicionais. Nesse cenário, os alunos participam de oficinas de manejo e cuidado com a horta semanalmente e aprendem a plantar, cuidar e colher legumes e verduras. Após a colheita, acontece a oficina culinária com uma nutricionista, que prepara as receitas junto com as turmas e ensina como usar alimentos saudáveis para a produção de lanches. 


A unidade escolar também tem um horto medicinal e apresenta para os alunos as especificidades e a usabilidade de cada planta. Entre outras propostas do projeto educacional, há atividades como oficina de aproveitamento integral dos alimentos e uma gincana socioambiental com a comunidade escolar e seus familiares. A última envolve a divisão dos integrantes em cinco equipes, que precisam realizar e pontuar algumas tarefas durante o ano letivo, como a entrega de resíduos sólidos e líquidos e a criação de uma horta caseira. 


Nesse cenário, a presença contínua do tema na rotina da sala de aula de forma teórica e prática favorece uma aprendizagem mais significativa, permitindo que os estudantes relacionem o conteúdo estudado com problemas reais da sociedade. De acordo com Mônica Chung, Diretora do Colégio Santa Catarina de Petrópolis, a abordagem também fortalece habilidades como trabalho em equipe, comunicação, criatividade e resolução de problemas. “Por meio de atividades práticas, projetos interdisciplinares e debates, os alunos compreendem que suas ações individuais têm impacto coletivo. Ao levar o aprendizado para casa, o aluno se torna um agente multiplicador de boas práticas, influenciando suas famílias e comunidades”, explica.

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