Com a chegada de 2026, o comércio de Petrópolis inicia o ano com otimismo, alinhado às projeções nacionais. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento robusto para o varejo brasileiro em 2026, estimado em 3,66%. Esse cenário de expansão, que indica uma trajetória de recuperação consistente para o setor, serve de pano de fundo para as estratégias dos lojistas da cidade imperial, que buscam atrair consumidores com as tendências da estação.


O presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, destaca a agilidade do setor em se adaptar à nova estação. "O varejo de Petrópolis sempre se destacou pela resiliência e agora entra em 2026 com uma oxigenação necessária. A transição das vitrines, que saem dos artigos mais natalinos para as roupas leves e coloridas de verão, já movimenta os principais polos de moda da cidade", afirma Mohammad.


A troca de coleções nas lojas é um dos principais chamarizes para o consumidor. Em Petrópolis, essa movimentação é visível em importantes complexos de compras como Centro Histórico, a Feirinha de Itaipava e o Polo de Moda do Bingen, que já exibem peças em fibras naturais como algodão e linho, além de texturas artesanais como o crochê, que prometem ser a cara do verão 2026.


Além da moda, o comportamento do consumidor aponta para a busca por marcas com propósito e o uso da tecnologia para uma experiência de compra personalizada. Cláudio Mohammad ressalta que pequenas inovações podem gerar grandes resultados neste início de ano. “Não é preciso um grande investimento inicial para inovar. Uma vitrine bem montada com as cores da estação, um atendimento focado na experiência do cliente e uma presença digital ativa nas redes sociais são ferramentas poderosas para converter visitas em vendas”, observa Mohammad que aponta ainda que, nos primeiros dias de janeiro, ainda há movimento de troca de presentes de Natal, uma liberalidade das lojas físicas, mas que funciona como estratégia para fidelizar clientes e ampliar as aquisições.


Setores de beleza, com foco em skincare e cosméticos orgânicos, e a diversificada gastronomia local também devem registrar alta movimentação, acompanhando o fluxo turístico da cidade. “A CDL Petrópolis reforça o convite para que os consumidores prestigiem o comércio local, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e aproveitando a diversidade de opções disponíveis”, afirma Cláudio Mohammad.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE