Celebração vai até o dia 20
A comunidade da Paróquia de São Sebastião do Indaiá está em festa neste início de 2026. Um costume que já vem desde janeiro de 1952 e abre o ano dos fiéis é a tradicional comemoração do padroeiro, o Glorioso Mártir São Sebastião, que começou no último domingo, dia 11, com a volta da corrida e o início da novena, e se estende até o próximo dia 20. Neste fim de semana, nos dias 17 e 18, além das missas, haverá também as barraquinhas no pátio da igreja e atrações especiais.
“Com muita alegria, estamos celebrando os festejos de São Sebastião, tradicional festa aqui da nossa amada paróquia do Indaiá. Esse ano tivemos a alegria de poder, depois de seis anos, retornar com a Corrida de São Sebastião e nos confraternizamos como paróquia e com irmãos de outras comunidades. É uma alegria poder participar ativamente, pela primeira vez, dessa festa”, declarou o padre Kayo Baptista Carlos, administrador paroquial.
No sábado, dia 17, a festa começa às 18 horas e, às 19 horas, será celebrado o sétimo dia da novena, na missa com o padre Gabriel Coelho, filho da comunidade e que atualmente está na Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida do Cachambi, no Rio de Janeiro. Logo após a celebração, haverá o show da banda “Raiz de Três”, que vai receber convidados.
No domingo, dia 18, a programação da festa será durante todo o dia, a partir das oito horas. Na parte da manhã, acontecem normalmente as missas dominicais das oito e das 11 horas. Ao meio-dia, tem o almoço do padroeiro, que servirá neste ano uma deliciosa feijoada. O ingresso custa R$ 30. Às 17 horas, tem apresentação do Circo do Seu Léo e, às 19 horas, tem o oitavo dia da novena na missa celebrada pelo padre Luiz Henrique, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino.
No dia 19, não haverá a festa com barraquinhas, mas acontecerá o encerramento da novena na missa celebrada pelo padre João Rosa, que foi o pároco do Indaiá entre os anos de 2009 e 2013 e, hoje, está na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Madame Machado, no distrito de Itaipava.
No dia 20, a paróquia terá uma programação extensa. Serão seis missas e festa com barraquinhas o dia inteiro. Às seis horas tem a alvorada festiva. A primeira missa será às sete horas, dedicada aos paroquianos, e celebrada pelo padre João Pedro. A segunda missa será às nove horas, em intenção às famílias, e presidida pelo padre Pedro. Já às 11 horas, será a missa das crianças, com o padre Renato, pároco entre os anos de 2013 e 2020.
Ao meio-dia, haverá o tradicional almoço do padroeiro, o cardápio será estrogonofe e o ingresso já está sendo vendido no valor de R$ 20. O monsenhor Luís Mello celebra a concorrida missa dos enfermos, às 15 horas. A santa missa pelos desempregados será às 18h, com o padre Caio César, e, logo em seguida, haverá a procissão pelas ruas do bairro. A missa solene ficará a cargo do padre Kayo, atual administrador paroquial.
Em um ano que já contou com o sucesso da Corrida de São Sebastião, com 340 inscritos, o encerramento das festividades não será no dia do padroeiro, mas no próximo sábado, dia 24, com um grande louvor em ação de graças por todo o trabalho dos paroquianos. E, em agosto, a Paróquia de São Sebastião do Indaiá comemora 60 anos de criação.
História
O bairro do Indaiá, na época chamado de Cortiço, passou a ser habitado no final da década de 1920. A construção da nova Estrada Rio – Petrópolis, inaugurada em 1928, contribuiu para o aumento populacional do logradouro. Após um surto de febre, o Frei Leão, então responsável pela Igreja de Santo Antônio do Alto da Serra, que atendia a localidade, passou a visitar esses doentes em 1929, que invocaram a São Sebastião pela cura. O mesmo frei construiu a igreja entre 1953 e 1955. Em 1966, a Igreja de São Sebastião do Indaiá tornou-se paróquia, um desmembramento do Alto da Serra.
Como chegar
Para chegar ao bairro São Sebastião, de transporte público, há sete linhas de ônibus que atendem à localidade. O ponto final fica na Rua Paulo Barbosa, no Centro de Petrópolis, na altura do número 152. As linhas são: 184 e 185 (Vital Brasil), 187 (Tancredo Neves), 192 e 193 (Olga Castrioto). As linhas 188 e 189 (Capitão Paladini) tem um ponto de parada há cerca de 200 metros da igreja.



Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.