O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) promove, entre os dias 23 de fevereiro e 23 de março, a 4ª Jornada da Virada Climática, um mês de atividades voltadas à mobilização, reflexão e construção coletiva de soluções diante dos desafios ambientais em Petrópolis, no país e no mundo. Serão, no período, 22 atividades realizadas em diferentes pontos da cidade, todas abertas ao público e com entrada gratuita. Apenas para a cerimônia de abertura, que terá um cine debate, há inscrição prévia, que poderá ser feita no site da UNIFASE - www.unifase-rj.edu.br, na aba Eventos de Extensão.



A reitora da UNIFASE, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, destaca que a iniciativa reforça a missão institucional de manter o diálogo permanente com a comunidade. "A Jornada traduz nossa responsabilidade social e acadêmica diante de um desafio global como as mudanças climáticas, que afetam diretamente a vida de todos", afirma, lembrando que o evento foi criado após as tragédias climáticas de 2022, a partir do compromisso da instituição com a população de Petrópolis e com o município. Hoje, a Jornada se consolida como um espaço interdisciplinar que integra ciência, saúde, cultura, território e políticas públicas.



A programação, que envolve também outras instituições de ensino superior - como CEFET, UFRJ e UFF - e organizações - incluindo o SERRATEC, EDUCAFRO e Rebio Araras - reúne palestras, rodas de conversa, oficinas, estudos de caso, exibições, apresentações culturais e ações em comunidades. Os temas, todos relacionados à saúde planetária, incluem aquecimento global, patrimônio histórico, manejo de fauna, descarte de resíduos, radiação solar, monitoramento de riscos e prevenção de deslizamentos, política habitacional e desafios no pós-desastre.



A abertura será realizada no dia 23 de fevereiro, às 14h, na UNIFASE  (Av. Barão do Rio Branco, 1003), com cine debate. Na tela, o curta Ilha das Flores, que levanta temas como a desigualdade social, a fome, o desperdício de alimentos e a sub-humanização da população mais pobre. Para participar, basta fazer a inscrição, gratuita, no site na UNIFASE.



O professor Paulo Sá, docente da UNIFASE, especialista em Saúde Planetária e Cultura Regenerativa, reforça que a Jornada busca transformar preocupação em ação. "A proposta é fortalecer redes, estimular a cooperação e desenvolver respostas práticas para promover resiliência e regeneração".


Já o professor Ricardo Tammela, coordenador de Extensão, destaca o caráter coletivo do evento. "As atividades não se concentram apenas no campus. A Jornada acontece em diferentes espaços da cidade, com propostas de estudantes, docentes, colaboradores e da comunidade externa, além de parcerias com diversas instituições". 


Confira os destaques da programação na próxima semana: 


23 de fevereiro de 2026 

Abertura do evento com Cine Debate: Exibição do curta Ilha das Flores, com os professores Paula Sá e Ricardo Tammela

Local: Sala Arthur de Sá Earp Neto - UNIFASE

Horário: 14h às 17h

Público alvo: Aberto a todos os interessados 


25 de fevereiro de 2026

Palestra: Sistema de Monitoramento Sem-fio de Umidade do Solo para a Predição de Deslizamentos de Terra, com o Prof. Felipe Henriques - CEFET-RJ campus Petrópolis

Local: CEFET-RJ campus Petrópolis

Horário: 14h às 17h

Público alvo: Aberto a todos os interessados 


27 de fevereiro de 2026

Roda de Conversa: Uma Leitura Kafkiana: Da virada em Pedro, o Vermelho à Virada Climática, com o Psicólogo Rafael do Carmo

Local: Auditório do Centro Cultural - UNIFASE

Horário: 14h às 17h

Público alvo: Aberto a todos os interessados 


28 de fevereiro de 2026

Oficina: Eu e os Eventos Climáticos - Como mitigar com o meu exercício profissional?, com o Prof. da UNIFASE, Paulo Sá 

Local: Auditório do Centro Cultural - UNIFASE

Horário: 09h às 12h

Público alvo: Profissionais da saúde, agentes comunitários e profissionais de unidades de conservação

E mais:



Ao longo do mês, o evento terá ainda:

 – Debates e oficinas
Encontros com especialistas, pesquisadores e representantes de instituições parceiras, com ações formativas e atividades interdisciplinares.
Ações em território
Atividades práticas em áreas vulneráveis, incluindo simulados de retirada de pessoas hipervulneráveis na comunidade da Estrada da Saudade (parte do projeto Comunidade que Cuida da Vida, liderado pela UNIFASE e a Defesa Civil de Petrópolis).


A programação completa está disponível neste link.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE