A Casa de Petrópolis recebe o lançamento do livro “A menina que gostava de brincar de nada”, de Cassiana Lima Cardoso, com ilustrações de Ingrid Araújo, no próximo dia 21 de fevereiro, a partir das 10h30. A programação inclui conversa com a autora, oficina de bolhas de sabão e uma performance criada por Gardênia Lago e Gabriel Campos Marcolino. A atividade é ao ar livre e a participação é gratuita. Em caso de chuva, a programação será transferida para o interior da casa.


O livro apresenta a saga de uma criança que descobre o extraordinário no cotidiano ao lado do cachorro Bob. Entre casa, rua e quintal, a menina observa um trem de bauxita cruzar os dias, enfrenta enchente e imprevistos e reinventa a brincadeira como forma de leitura do mundo. A narrativa, ambientada no interior de Minas, aproxima a imaginação de temas concretos como o clima e sugere como escolhas humanas podem ameaçar o que é maravilhoso.


A escrita se apoia em imagens poéticas e conversa com tradições que marcaram a literatura no Brasil e na América Latina. Há ressonâncias de Manoel de Barros e Guimarães Rosa, ao mesmo tempo em que o realismo mágico aparece como recurso para tratar infância, perda, descoberta e cuidado. A proposta é falar com crianças sem simplificar assuntos difíceis. Mostrar que o jogo inventivo convive com dúvidas, medos e perguntas de quem cresce.


As ilustrações de Ingrid Araújo dialogam com o texto em ritmo próprio. Fotografias mentais viram desenho e colagem. Traços e cores sugerem vento, água, ferrovia e quintal. O resultado é um campo aberto para que leitoras e leitores construam suas paisagens ao virar de cada página.


 


Quem assina

Cassiana Lima Cardoso é escritora e professora de literatura pela FFP UERJ. Publicou “Desastrada & outros contos breves”, “Matrioska de chita” e o infantil “O dia em que fui peixe”.
Já Ingrid Araújo é arquiteta em formação pela UERJ Petrópolis e ilustradora. Participou do Laboratório de Narrativas Gráficas coordenado por Bernardo Vieira e prepara Crônicas Operárias de Petrópolis, projeto coletivo.

 


Serviço

Lançamento: A menina que gostava de brincar de nada
Quando: sábado, 21 de fevereiro / das 10h30 às 13h
Local: Casa de Petrópolis Instituto de Cultura 
Endereço: Avenida Ipiranga 716, Centro, Petrópolis
Informações:  WhatsApp (24)99219-5353 e Instagram @culturacasadepetropolis

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE