A Cidade Imperial se prepara para celebrar mais uma vez as suas raízes germânicas com a realização da Freimarkt, que integra a programação da Semana da Língua Alemã. O evento acontecerá nos dias 3, 6 e 7 de junho, no pátio da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, oferecendo a moradores e turistas uma imersão na cultura dos colonizadores por meio de gastronomia, música, danças tradicionais e oficinas.


A programação tem início na quarta-feira, 3 de junho, com um Culto Ecumênico às 19h, celebrando a união e a fé que marcaram a chegada dos imigrantes. As festividades ganham corpo no feriado prolongado. No sábado, 6 de junho, a feira alemã estará aberta ao público das 14h às 21h, com diversas barracas de produtos, comidas típicas, a tradicional freibier e música ao vivo.

 

O grande destaque da programação acontece no domingo, 7 de junho. A feira funcionará em horário estendido, das 8h às 20h. Ao meio-dia, será servido o aguardado Freiteller (Prato do Frei), um almoço com o melhor da culinária tradicional alemã, cuidadosamente preparado e servido pelos frades franciscanos, pelo valor de R$45,00. Como as vagas para o almoço são limitadas, a organização destaca que as vendas estão sendo feitas de forma antecipada.

 

Logo em seguida, às 14h, o público poderá participar de um animado Show de Prêmios. As cartelas, válidas para todas as rodadas, também possuem venda antecipada e podem ser adquiridas por apenas R$20,00.

 

 

Sobre a Freimarkt e seus parceiros

O nome "Freimarkt" é um pequeno trocadilho que une a palavra alemã Freimarkt (feira livre) com a presença dos Frades Franciscanos, que há 130 anos estão na cidade de Petrópolis. O evento é um esforço conjunto que envolve a dedicação da paróquia, o trabalho de preservação histórica do tradicional Clube 29 de Junho, o apoio dos Canarinhos de Petrópolis, do Cursinho que Deu Certo, do Sefras (Ação Social Franciscana) e da Livraria Vozes.

 

A inclusão da festa na Semana da Língua Alemã — uma iniciativa conjunta das embaixadas da Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e Luxemburgo — reforça o papel de Petrópolis como um dos principais polos de preservação da memória e da língua germânica no Brasil.

O evento é aberto ao público e voltado para toda a família.

 

Serviço

Evento: Semana da Língua Alemã – FREIMARKT

Local: Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Endereço: Rua Montecaseros, 95 - Centro - Petrópolis/RJ

Entrada: Franca (consumação nas barracas e convites para o Freiteller pagos à parte)

Programação:

03 de Junho (Segunda-feira):

19h – Culto Ecumênico

06 de Junho (Quinta-feira):

14h às 21h – Feira Alemã

07 de Junho (Domingo):

08h às 20h – Feira Alemã

12h – Almoço típico: FREITELLER

14h – Show de Prêmios

Atrações fixas nos dias de feira: Barracas variadas, comidas típicas, freibier, bazar, música, danças tradicionais e oficinas culturais.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE