A Rua 16 de Março volta a ser um dos pontos de encontro da Bauernfest em Petrópolis neste fim de semana. A programação da iniciativa "Bauern na 16" segue nos dias 27 e 28 de junho com atividades gratuitas que unem cultura, entretenimento, gastronomia, comércio e ações voltadas à valorização da herança germânica da cidade.

 

A proposta amplia a experiência dos visitantes além do Palácio de Cristal, levando parte do clima da Festa do Colono Alemão para uma das vias comerciais mais tradicionais do Centro Histórico. A programação inclui apresentações musicais, atividades infantis, dança folclórica, feira de produtos locais, adoção de animais e atrações que resgatam aspectos da colonização alemã em Petrópolis.

 

Sábado terá quiz sobre a imigração alemã e atividades para crianças

As atividades começam no sábado (27). A programação inclui uma edição especial da Hora do Conto, na Livraria Nobel, com histórias sobre a colonização alemã voltadas ao público infantil, além de uma oficina de coroas inspiradas nas cores e símbolos da Alemanha.

 

Ao longo do dia, visitantes também poderão encontrar o Hoppeditz, personagem tradicional do folclore alemão que costuma circular pela rua interagindo com o público.

 

Outro destaque será o Bauern Quiz, atividade que desafia os participantes a responder perguntas sobre a história e a cultura da imigração germânica em Petrópolis. Quem acertar as questões receberá brindes oferecidos pela organização.

 

Além disso, o Jogo da Memória sobre Petrópolis como Capital Germânica do Estado do Rio de Janeiro permanecerá disponível na Rua 16 de Março até o dia 5 de julho.

 

 

Feira da 16 movimenta o domingo com música, gastronomia e cultura

No domingo (28), das 10h às 17h, acontece mais uma edição da tradicional Feira da 16, que transforma a rua em um espaço de convivência, compras e lazer.

 

Durante o evento, lojistas locais apresentarão produtos e promoções especiais. O público também encontrará opções gastronômicas, cervejas artesanais e uma feira de produtos orgânicos.

 

A programação contará ainda com apresentações musicais ao longo do dia, reunindo artistas locais com repertórios que passam pela MPB, pop rock, reggae, samba, bossa nova, soul e música acústica.

 

 

Danças típicas e personagens da Bauernfest estarão presentes

A cultura alemã também terá espaço garantido na programação de domingo. Um grupo de dança folclórica se apresentará ao público, promovendo interação com os visitantes e reforçando a ligação da Rua 16 de Março com a Bauernfest.

 

O Hoppeditz retorna à programação e a primeira dançarina da Bauernfest fará uma visita especial ao evento para fotos com o público.

 

As crianças poderão participar de atividades recreativas inspiradas na história da imigração alemã, incluindo oficinas de pintura e confecção de coroas e faixas temáticas.

 

 

Feira de adoção, acessibilidade e troca de figurinhas

Além das atrações culturais, a programação inclui uma feira de adoção de cães promovida pela Dog's Heaven e ações de acessibilidade realizadas pelo projeto IncluirPetrópolis, que disponibilizará scooters elétricas gratuitamente para pessoas com deficiência.

 

Outra atividade que promete atrair crianças e adultos é o ponto de troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo, que funcionará durante todo o domingo em frente à Livraria Nobel.

 

 

Campanha arrecada agasalhos para o inverno

Até o dia 30 de junho, quem passar pela Rua 16 de Março também poderá participar de uma campanha de arrecadação de agasalhos.

 

Estão sendo recebidos casacos, cobertores, mantas, luvas, meias, toucas e cachecóis em bom estado de conservação. Os pontos de coleta ficam no Centro Comercial, na Rua 16 de Março, nº 80, e na Travessa Cristal, nº 325.

 

 

Serviço

Bauern na 16
Até 5 de julho

Programação especial: 27 de junho

Feira da 16 – Edição Bauernfest
28 de junho
Das 10h às 17h

Local: Rua 16 de Março – Centro – Petrópolis

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE