O Centro Federal de Educação
Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) – campus Petrópolis – será
palco, no próximo dia 27 de junho, das 14h às 18h, do Encontro Mês do Orgulho,
atividade que reunirá representantes de movimentos sociais, instituições públicas,
lideranças políticas e a comunidade para debater direitos, cidadania e
políticas públicas voltadas à população LGBTIA+.
Com o tema “Por mais direitos,
nada sobre nós sem nós!”, a programação contará com mesas de debate sobre a
trajetória histórica do movimento LGBTIA+, os avanços conquistados ao longo das
últimas décadas, os desafios ainda enfrentados pela população e a importância
da participação social na construção de políticas públicas. O encontro também
terá espaço para manifestações da sociedade civil por meio de microfone aberto,
além de atividade cultural ao encerramento.
A vereadora Profª Lívia
(PCdoB), uma das apoiadoras da iniciativa, destacou que o evento reforça a
necessidade de ampliar espaços de diálogo e participação social na cidade.
“O Mês do Orgulho é um momento
de celebração das conquistas, mas também de reafirmação da luta por direitos,
respeito e dignidade. Precisamos fortalecer os espaços de escuta e participação
para que a população LGBTIA+ tenha voz ativa na construção das políticas
públicas que impactam diretamente suas vidas”, afirmou a parlamentar.
Lívia também ressaltou a
importância da recente conquista legislativa relacionada à diversidade em
Petrópolis.
“Tenho muito orgulho de ter
sido autora do Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal da Diversidade, já
aprovado pela Câmara e sancionado. O Conselho representa um avanço histórico
para Petrópolis, garantindo um instrumento permanente de participação popular e
formulação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e à
promoção da cidadania, agora é necessário sair do papel e se transformar em
construção real”, destacou.
A coordenadora do Centro de
Cidadania LGBT+ Duda Collins, a advogada Karine Vieira, reforçou a importância
da mobilização coletiva em defesa dos direitos humanos.
“O Centro de Cidadania atua
diariamente no acolhimento, orientação e garantia de direitos da população
LGBTIA+. Eventos como este fortalecem a rede de proteção, ampliam o acesso à
informação e contribuem para uma sociedade mais inclusiva, onde todas as
pessoas possam viver com segurança, respeito e dignidade.”
Representando a União Nacional
LGBT (UNALGBT), Guilherme Freitas destacou o simbolismo do Mês do Orgulho e a
necessidade de transformar memória em ação.
“O Mês do Orgulho é um tempo
de união, esperança e fortalecimento da luta por direitos. Queremos uma
Petrópolis mais colorida, diversa e segura para todos. E, ao lembrar de Lorang,
assassinada no parquinho da Praça da Liberdade, reforçamos a urgência de
combater o preconceito e garantir que ninguém tenha medo de ser quem é.”
A programação terá início às
14h com a mesa “Memória, Resistência e Conquistas do Movimento LGBTIA+”,
seguida por momentos de manifestação popular, debates sobre o futuro das
políticas públicas para a diversidade e um ato político em defesa do Programa
Rio Sem LGBTfobia.
O encontro é aberto ao público
e busca reunir estudantes, ativistas, representantes do poder público e toda a
sociedade interessada na promoção dos direitos humanos, da diversidade e do
respeito às diferenças.
Além das mesas de debate e das atividades culturais, os participantes terão
acesso a um coffee break gratuito durante o intervalo da programação. A
organização informa ainda que serão emitidos certificados de participação, que
poderão ser utilizados para comprovação de horas complementares por estudantes
e demais interessados que necessitem do documento.
Interessados também podem se inscrever clicando neste link.


Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.