A crescente busca por uma
alimentação mais saudável tem ampliado o interesse por abordagens que vão além
do simples ato de comer. Nesse cenário, a gastronomia funcional ganha destaque
ao combinar conhecimentos da Nutrição e da Gastronomia.
Com o objetivo de capacitar
profissionais para atuar nessa área em expansão, a UNIFASE oferece o curso de
Aperfeiçoamento em Gastronomia Funcional: Sabores Que Nutrem. A formação é
voltada para nutricionistas, tecnólogos em Gastronomia e gastrônomos que
desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento de preparações
que promovam saúde e qualidade de vida, respeitando restrições alimentares e
valorizando os alimentos funcionais.
"A preocupação com saúde
e qualidade de vida tem levado cada vez mais pessoas a buscarem uma alimentação
equilibrada e funcional. Em resposta a essa demanda, cresce o número de
restaurantes e negócios voltados para opções saudáveis e inclusivas, como
preparações sem glúten, sem lactose, sem açúcar, vegetarianas e veganas. A
Gastronomia Funcional surge nesse contexto como uma proposta que alia sabor,
técnica e apresentação à oferta de nutrientes importantes para a promoção da
saúde e do bem-estar", explicou a professora da UNIFASE Caroline Geoffroy.
Ao longo de sete meses, os
participantes terão acesso a conteúdos teóricos e atividades práticas que
abordam desde o planejamento de cardápios até a aplicação dos princípios da
alimentação funcional em diferentes contextos. A proposta é preparar
profissionais capazes de unir embasamento científico, criatividade e técnicas
gastronômicas na elaboração de refeições que contribuam para a promoção da
saúde.
O curso possui carga horária de 180 horas e é oferecido na modalidade semipresencial. As aulas teóricas acontecem semanalmente, às quintas-feiras, de forma online e ao vivo, enquanto as atividades práticas serão realizadas no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da UNIFASE. A programação inclui ainda atividades assíncronas desenvolvidas na plataforma virtual da instituição.
Além de ampliar as
possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona uma visão integrada
entre ciência, alimentação e experiência gastronômica, permitindo que os
participantes desenvolvam competências para atuar em consultorias,
restaurantes, serviços de alimentação, clínicas e projetos voltados à educação
alimentar.
"A Nutrição traz o
conhecimento científico sobre os alimentos e seus benefícios para a saúde,
enquanto a Gastronomia agrega criatividade, técnica e prazer à alimentação.
Quando essas áreas se unem, conseguimos tornar a alimentação saudável mais
atraente e acessível. A Gastronomia Funcional permite criar pratos saborosos e
visualmente convidativos, utilizando alimentos que contribuem para a prevenção
de doenças e para a promoção do bem-estar. É uma forma de cuidar da saúde sem
abrir mão do prazer de comer", ressalta Caroline.
Mais informações sobre
inscrições e programação estão disponíveis clicando
no site da instituição.

Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.