A crescente busca por uma alimentação mais saudável tem ampliado o interesse por abordagens que vão além do simples ato de comer. Nesse cenário, a gastronomia funcional ganha destaque ao combinar conhecimentos da Nutrição e da Gastronomia.

 

Com o objetivo de capacitar profissionais para atuar nessa área em expansão, a UNIFASE oferece o curso de Aperfeiçoamento em Gastronomia Funcional: Sabores Que Nutrem. A formação é voltada para nutricionistas, tecnólogos em Gastronomia e gastrônomos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento de preparações que promovam saúde e qualidade de vida, respeitando restrições alimentares e valorizando os alimentos funcionais.

 

"A preocupação com saúde e qualidade de vida tem levado cada vez mais pessoas a buscarem uma alimentação equilibrada e funcional. Em resposta a essa demanda, cresce o número de restaurantes e negócios voltados para opções saudáveis e inclusivas, como preparações sem glúten, sem lactose, sem açúcar, vegetarianas e veganas. A Gastronomia Funcional surge nesse contexto como uma proposta que alia sabor, técnica e apresentação à oferta de nutrientes importantes para a promoção da saúde e do bem-estar", explicou a professora da UNIFASE Caroline Geoffroy.

 

Ao longo de sete meses, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e atividades práticas que abordam desde o planejamento de cardápios até a aplicação dos princípios da alimentação funcional em diferentes contextos. A proposta é preparar profissionais capazes de unir embasamento científico, criatividade e técnicas gastronômicas na elaboração de refeições que contribuam para a promoção da saúde.

 

Caroline Geoffroy

O curso possui carga horária de 180 horas e é oferecido na modalidade semipresencial. As aulas teóricas acontecem semanalmente, às quintas-feiras, de forma online e ao vivo, enquanto as atividades práticas serão realizadas no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da UNIFASE. A programação inclui ainda atividades assíncronas desenvolvidas na plataforma virtual da instituição.

 

Além de ampliar as possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona uma visão integrada entre ciência, alimentação e experiência gastronômica, permitindo que os participantes desenvolvam competências para atuar em consultorias, restaurantes, serviços de alimentação, clínicas e projetos voltados à educação alimentar.

 

"A Nutrição traz o conhecimento científico sobre os alimentos e seus benefícios para a saúde, enquanto a Gastronomia agrega criatividade, técnica e prazer à alimentação. Quando essas áreas se unem, conseguimos tornar a alimentação saudável mais atraente e acessível. A Gastronomia Funcional permite criar pratos saborosos e visualmente convidativos, utilizando alimentos que contribuem para a prevenção de doenças e para a promoção do bem-estar. É uma forma de cuidar da saúde sem abrir mão do prazer de comer", ressalta Caroline.

 

Mais informações sobre inscrições e programação estão disponíveis clicando no site da instituição.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE