O Palácio Itaboraí recebe,
neste sábado, dia 27 de junho, às 17h, o concerto de encerramento da série
"Concertos na Fiocruz: Encontro de Gerações". A iniciativa integra as
comemorações pelos 125 anos da Fiocruz e promove o reencontro entre diferentes
gerações de músicos formados pela Orquestra de Câmara da Fiocruz/OCPIT. A
participação é gratuita, mediante inscrição prévia pelo WhatsApp (24)
2103-2181. As vagas são limitadas.
A apresentação será conduzida
por dois ex-alunos da Orquestra de Câmara da Fiocruz/OCPIT: o flautista Gabriel
Moreira e o violonista João Gomes. O programa irá reunir obras que
percorrem mais de três séculos de história da música, estabelecendo um diálogo
entre diferentes épocas, estilos e formações instrumentais. Do repertório barroco
de Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Haendel e Johann Sebastian Bach
ao romantismo de Franz Schubert, o concerto destaca a riqueza da tradição
europeia e sua permanência no repertório de concerto.
A música brasileira ocupa
lugar de destaque com composições de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Radamés
Gnattali, Garoto, Antônio Carlos Jobim e Chiquinha Gonzaga, compositores
fundamentais para a construção da identidade musical do país. As obras serão
apresentadas em variadas formações, incluindo duetos de flauta e violão, piano
e violão, flauta e piano, além de voz, violoncelo e piano e da participação da
orquestra completa, proporcionando ao público uma experiência marcada pela
diversidade de sonoridades, linguagens e expressões musicais.
Segundo Nina Mayer,
coordenadora executiva da Orquestra de Câmara da Fiocruz/OCPIT, a
série, criada para celebrar as trajetórias construídas a partir do
projeto, contribuiu para o fortalecimento dos vínculos entre
diferentes gerações de músicos.
“Nestes meses tivemos contato
com o impacto transformador da educação musical ao longo do tempo. A
série representou uma oportunidade de acompanhar o desenvolvimento
artístico de ex-alunos que hoje atuam profissionalmente na música e inspiram os
atuais estudantes da Orquestra”, afirma.
A Orquestra de Câmara da Fiocruz
Criada em 2013, a Orquestra de
Câmara da Fiocruz/OCPIT oferece formação musical gratuita para jovens
estudantes de escolas públicas de Petrópolis, aliando excelência artística,
educação e democratização do acesso à música de concerto.
A Orquestra de Câmara da
Fiocruz/OCPIT é uma realização do Fórum Itaboraí, da Fiocruz e do Ministério da
Cultura – Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção
Sociocultural da Fiocruz (SOCULTFio) e patrocínio da Fiotec e da
Zeiss, esta última por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre os músicos
Gabriel Moreira
Flautista, educador musical e
licenciado em Música pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com
formação em Flauta Transversal pela Orquestra de Câmara da Fiocruz/OCPIT. Gabriel
foi integrante da primeira turma do projeto em 2013, desenvolveu sua formação
musical desde a infância, atuando como coralista em grupos como o Coral
Laus Deo, o Coro e Orquestra da UCP, além de participar do conjunto de
música antiga Anima e Cuore.
Como instrumentista, possui
experiência em apresentações de música popular e erudita, destacando-se sua
participação internacional no 23º Encontro Internacional de Orquestras Juvenis,
em Buenos Aires, Argentina, em 2018. Também investe continuamente em seu
aperfeiçoamento artístico, tendo participado de masterclasses e
atividades formativas, incluindo estudos de Música de Câmara com o professor
Fernando Bru.
Na área da educação musical,
atuou em diversos projetos sociais de música e possui ampla experiência com
musicalização infantil, ensino de flauta doce e flauta transversal. Seu
trabalho inclui ainda a formação musical de pessoas com deficiência,
desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas e acessíveis. Atualmente, alia
sua atuação como performer à docência, contribuindo para a formação artística e
humana de crianças, jovens e adultos.
João Gomes
Violonista, educador e
produtor cultural. Ingressou na Orquestra de Câmara da Fiocruz/OCPIT em 2015 e
desenvolve um trabalho voltado à valorização da música popular brasileira, com
influências do choro e da canção.
João é fundador da Tocata
Brasileira e criador da Orquestra Jovem de Violões Raphael Rabello. Ao longo de
sua trajetória, atuou ao lado de músicos como Paulão 7 Cordas, João Fernando
(bandolim) e Juliane Gamboa, artista indicada ao Grammy.
Participou de importantes
eventos e festivais musicais, entre eles os Festivais de Inverno do Sesc, o
Festival Dell’Arte e o Festival Música nas Cidades Históricas. Estudou com
Marcel Powell e participou de masterclasses com Turíbio Santos e
Marcello Gonçalves. Em 2024, lançou seu primeiro single, “O Bem do Mar”, de
Dorival Caymmi.
Serviço
Concertos na Fiocruz: Encontro
de Gerações – Concerto de Encerramento
Data: 27 de junho
Horário: 17h
Local: Palácio Itaboraí –
Petrópolis
Inscrições: WhatsApp (24)
2103-2181
Entrada gratuita


Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.