O Instituto Caminho da Roça (ICR) preparou um fim de semana de atividades culturais e de convivência para todas as idades em Secretário, distrito de Petrópolis. A programação reúne uma oficina de estamparia botânica, um ensaio aberto de quadrilha e a primeira edição do Arraiá do ICR, com apresentações musicais, brincadeiras e comidas típicas.


A programação festiva começa na quinta-feira, 23 de julho, às 19h, com um ensaio aberto da tradicional quadrilha, em Secretário, convidando moradores e visitantes a entrarem no clima da festa.


No sábado, 25 de julho, às 10h30, a sede do Instituto recebe a Oficina de Estamparia Botânica, ministrada pela professora Ana Lara. A atividade formativa busca democratizar o acesso à arte por meio de uma experiência teórica e prática, apresentando aos participantes a técnica japonesa Tataki Zome, que utiliza folhas e flores para criar estampas naturais em ecobags e panos de prato. 


Além de incentivar a criatividade e o contato com a natureza, a oficina apresenta a estamparia botânica como uma possibilidade de expressão artística e de geração de renda, valorizando princípios da economia solidária e da economia criativa.


A oficina é gratuita, aberta a pessoas de todas as idades e conta com vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/ZuCwdT1jBfw4ZkKd6


No domingo, 26 de julho, das 15h às 20h, acontece o Arraiá do Instituto Caminho da Roça, em frente à sede da instituição. O evento contará com apresentações da Orquestra Mirim, da Orquestra Caipira Caminho da Roça e da Banda dos Professores, além de brincadeiras para toda a família, comidas típicas e uma animada quadrilha.


Para o compositor, arranjador, multi-instrumentista e professor de música Guilherme Mará, que integra a Banda dos Professores e é um dos responsáveis pela formação musical desenvolvida no Instituto, o Arraiá representa um momento de encontro entre cultura, comunidade e aprendizado. "É um dia de alegria e celebração. Queremos reunir alunos, famílias, professores e toda a comunidade para celebrar a nossa cultura.”


As atividades contam com o apoio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura, e reforçam o compromisso do Instituto Caminho da Roça com a valorização da cultura, da educação e do fortalecimento da comunidade local.


Ensaio da Quadrilha

Data: 24 de julho (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Sede do ICR - Secretário


Oficina de Estamparia Botânica

Data: 25 de julho (sábado)

Horário: 10h30

Local: Sede do Instituto Caminho da Roça – Secretário

Inscrições: clique no link 

Atividade gratuita | Vagas limitadas


Arraiá do Instituto Caminho da Roça

Data: 26 de julho (domingo)

Horário: 15h às 20h

Local: Em frente à sede do Instituto Caminho da Roça – Secretário

Entrada gratuita

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE