As aulas do Curso de Formação Musical da Escola de Música Santa Cecília estão acontecendo a todo vapor, reunindo 60 crianças e adolescentes selecionados para participar do projeto. As atividades tiveram início há quase um mês, no dia 31 de agosto e, desde então, os estudantes vêm vivenciando uma rotina de aprendizado que alia formação musical, prática instrumental, convivência e desenvolvimento humano.


Realizado pela Escola de Música Santa Cecília, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e com patrocínio da GE Aerospace, o projeto oferece aos participantes uma formação estruturada ao longo de 15 semanas. A proposta é proporcionar contato com diferentes áreas do universo musical, contribuindo tanto para o desenvolvimento técnico e artístico quanto para a formação pessoal dos estudantes.


Nas salas da tradicional instituição petropolitana, os alunos participam de aulas de teoria musical, canto coral e prática instrumental. Ao longo do curso, eles têm contato com modalidades como piano, canto lírico, violino, viola de orquestra e violoncelo, desenvolvendo gradualmente conhecimentos e habilidades relacionados à música.


Além do aprendizado musical, as atividades são voltadas ao desenvolvimento de competências e valores como disciplina, responsabilidade, cooperação, sensibilidade, criatividade, perseverança e trabalho em equipe. Dessa forma, a música é utilizada também como instrumento de inclusão, convivência e transformação social.


Para muitos dos participantes, o curso representa ainda uma oportunidade de primeiro contato com a música clássica e com instrumentos que passam a fazer parte de sua rotina de aprendizado. A cada aula, os estudantes têm a possibilidade de conhecer novos conteúdos, experimentar diferentes práticas musicais e ampliar sua percepção sobre o universo artístico.


A recepção dos alunos, no início das atividades, foi marcada por um clima de acolhimento e integração, reunindo professores, equipe pedagógica e familiares. Desde então, a rotina de aulas vem sendo construída com acompanhamento dos profissionais responsáveis pelo projeto e participação dos estudantes nas diferentes etapas da formação.


A presidente voluntária da Escola de Música Santa Cecília e diretora-geral do projeto, Janine Meireles, destaca a emoção de acompanhar o desenvolvimento dos alunos e ver o projeto ganhar vida. “É impossível não se emocionar ao ver estes alunos ocupando as salas de aula e iniciando essa caminhada conosco. Foram meses de planejamento, dedicação e muito trabalho para chegarmos até aqui. Hoje vemos o projeto ganhar vida por meio do brilho nos olhos de cada criança e adolescente que acredita que a música pode transformar o seu futuro. É um momento histórico para a Escola de Música Santa Cecília.”.


Janine ressalta que o projeto reafirma a missão centenária da instituição de democratizar o acesso ao ensino musical e contribuir para a formação cultural das novas gerações.


O diretor de ensino da Escola de Música Santa Cecília, Ricardo Satyrov, afirma que o curso representa uma oportunidade de desenvolvimento artístico e pessoal para os participantes. “Cada aluno chega com uma história diferente, mas todos compartilham o desejo de aprender. Nas próximas semanas construiremos um ambiente de desenvolvimento artístico, disciplina, criatividade e convivência. Nosso objetivo é que eles descubram não apenas a música, mas também novas possibilidades para suas vidas. Estamos muito felizes em recebê-los e iniciar este trabalho.”.


Com as aulas em andamento, os estudantes seguem avançando em uma formação que combina conhecimento teórico, prática musical e experiências coletivas. O contato com diferentes instrumentos e linguagens contribui para que cada participante desenvolva suas habilidades ao mesmo tempo em que aprende a importância da dedicação, da escuta, da cooperação e da convivência.


A iniciativa também reforça o compromisso da Escola de Música Santa Cecília com a democratização do acesso à cultura e ao ensino musical. Com mais de 130 anos de história, a instituição mantém sua atuação voltada à formação de novas gerações de músicos e cidadãos.


Com mais de 130 anos de história, a Escola de Música Santa Cecília reafirma, por meio deste projeto realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio da GE Aerospace, seu compromisso com a excelência no ensino musical e com a formação de novas gerações de músicos e cidadãos.


Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na sede da Escola de Música Santa Cecília, localizada na Rua General Osório, 192, Centro de Petrópolis, pelo telefone e WhatsApp (24) 2242-2191 ou pelas redes sociais @emusicasantacecilia (Instagram) e @santaceciliapetropolis (Facebook).



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE