O cardiologista e arritmologista petropolitano Dr. Tayene Quintella alcançou, junto à equipe que lidera, a marca de 300 procedimentos realizados na área de arritmias cardíacas. O trabalho, desenvolvido no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, teve início em novembro de 2019 e contribuiu para ampliar o acesso a tratamentos especializados na Região Serrana do Rio.

 

Entre os procedimentos estão 249 ablações cardíacas e oito oclusões percutâneas do apêndice atrial esquerdo, técnica utilizada em pacientes selecionados com fibrilação atrial para reduzir o risco de AVC. Ao longo dessa trajetória, a equipe também incorporou tecnologias como crioablação, ablação por campo pulsado (PFA) e estimulação fisiológica do sistema de condução cardíaco, algumas delas introduzidas em Petrópolis praticamente ao mesmo tempo que em centros médicos da capital.

 

“Começamos em 2019, com um único caso, e logo depois enfrentamos os desafios da pandemia. Chegar aos 300 procedimentos representa muito mais do que um número. É o resultado de anos de dedicação, atualização científica e, principalmente, da confiança dos pacientes”, destaca Tayene.

 

Um dos pilares dessa trajetória é a parceria com o Dr. Nélio Gomes, coordenador da Cardiologia do Hospital Santa Teresa, que há mais de duas décadas atua na incorporação de novas tecnologias e no desenvolvimento da cardiologia em Petrópolis. O apoio do médico foi fundamental para a estruturação e consolidação do serviço de arritmias, fortalecendo uma trajetória de inovação e pioneirismo na assistência cardiovascular da cidade.

 

A experiência acumulada também tem levado Tayene a participar de procedimentos em outros estados. Recentemente, ele atuou como cirurgião orientador na implantação do primeiro marcapasso de dupla câmara sem fio de Sergipe e participou do primeiro estudo eletrofisiológico seguido de ablação cardíaca no Hospital São José, em Teresópolis.

 

A atualização científica também faz parte dessa trajetória. Na última semana, Tayene Quintella, Nélio Gomes e o cardiologista Felipe Kessler representaram Petrópolis e o Hospital Santa Teresa no Congresso Brasileiro e Mundial de Cardiologia, realizado no Rio de Janeiro, que reuniu especialistas para discutir avanços e perspectivas da medicina cardiovascular.

 

“Tenho orgulho de estar à frente desse projeto, mas principalmente de saber que ele foi construído por muitas mãos. O Dr. Nélio tem uma contribuição fundamental nessa história, assim como todos os profissionais que acreditaram no projeto. Cada procedimento representa uma história e a responsabilidade de oferecer o melhor cuidado possível”, conclui Tayene.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE