O Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu uma palestra na tarde desta terça-feira (13/10) para estudantes de veterinária da Faetec. O encontro aconteceu na própria Faetec, em Cascatinha, quando agentes que atuam na unidade mostraram detalhes do trabalho realizado no dia a dia e trocaram experiências que vão ajudar na formação dos futuros profissionais da área médica. 


Durante a conversa, cinco integrantes do Grupamento explicaram os serviços feitos pelos cães da GCM, como detecção de entorpecentes, detecção em escombros e terapia assistida por animais. Também foram abordados pontos importantes da atuação, como leitura de comportamento dos cães, manejo dos animais, lesões e acidentes que ocorrem durante o trabalho. Houve atividades com dois cães que foram levados para a palestra, detalhando técnicas de condução feita pelos agentes e o uso de materiais de proteção. 


"O objetivo é mostrar detalhes e informações do nosso trabalho que também serão importantes para o trabalho que esse futuros veterinários vão realizar. Essa é uma leitura diferente sobre os cães que nós podemos oferecer, uma leitura mais próxima do que acontece na realidade. Estar aqui é importante para nosso Grupamento também porque estamos colaborando para a formação de profissionais de outras áreas além da nossa", afirmou o cinotécnico Leandro Lopes. 


Sete estudantes participaram da palestra, que foi organizada a pedido da coordenação do curso. A intenção foi orientar sobre o comportamento de cães após o caso de uma veterinária que morreu em agosto, em Brasília, quando sofreu um ataque enquanto cuidava de um cão de polícia. 




"É muito importante para esses estudantes poder trazer essa vivência e essa experiência, sair do teórico para conhecer a prática. Lidar com animais não é só a técnica, mas também a sensibilidade, que é fundamental para os profissionais que nós queremos formar", ressaltou o coordenador da unidade da Faetec Petrópolis, Thiago Jerke da Silva. 


O Grupamento de Operações com Cães da GCM conta com oito agentes e seis animais para os serviços de detecção de entorpecentes, detecção em escombros e terapia assistida em hospitais, instituições de longa permanência e unidades de ensino. Tanto os agentes condutores quanto os cães fazem treinamentos constantes para garantir a excelência de trabalho e os animais contam com acompanhamento veterinário e alimentação adequada nas instalações do canil da Guarda Civil Municipal. 


"Nosso canil tem enorme importância para a segurança do município e também um grande trabalho social com pacientes internados, idosos, crianças. Essa palestra mostra uma outra função do nosso Grupamento, que é espalhar o conhecimento e informações para quem trabalha com animais", destacou o comandante da Guarda Civil Municipal, Eliel Silveira.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE