Como nasce uma personagem? E o que faz uma história ganhar vida no palco? Essas perguntas guiam a oficina “Escrever Teatro”, da Rocio Produções, que acontece em novas datas, a partir de 11 de novembro, em Petrópolis (RJ). Conduzida pela dramaturga Carol Pitzer, autora de cinco peças publicadas e encenadas em três capitais brasileiras, a oficina terá quatro encontros presenciais, às quartas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições já estão abertas.

 

A proposta é aprender escrevendo. As aulas combinam exercícios práticos com a leitura e a discussão, em grupo, dos textos produzidos pelos participantes. Cada encontro é dedicado a um elemento da escrita teatral: construção de personagem, ação dramática, diálogos e estrutura narrativa.

 

“O texto de teatro é escrito para ser dito em voz alta, por alguém, diante de alguém. Na oficina, cada participante cria suas personagens, coloca essas personagens em ação e ouve o próprio texto ganhar vida na voz dos colegas. É nesse momento que a escrita começa a fazer sentido”, explica Pitzer.

 

A oficina é aberta a todas as pessoas interessadas em escrita de maneira geral, seja da literatura, do cinema, do audiovisual, das artes cênicas ou de áreas afins. Não é preciso ter experiência.

 

Da leitura à escrita

 

O “Escrever Teatro” dá continuidade ao trabalho de formação que Carol Pitzer desenvolve na Rocio Produções desde 2024 com o “Ler Teatro”, um clube de leitura dramatúrgica que já passou por dramaturgia brasileira escrita por mulheres, dramaturgias negras, biografias teatrais e releituras de tragédias gregas. O projeto nasceu de uma constatação da dramaturga: há muitas formações em interpretação e direção, mas poucas dedicadas ao texto teatral. “As pessoas que mais precisam são as pessoas que ainda não percebem que não sabem ler teatro, geralmente os atores que estão começando”, afirma. Agora, com a nova oficina, quem aprendeu a ler teatro pode dar o passo seguinte e começar a escrever.

 


Sobre Carol Pitzer

Carolina Maria Pitzer Fugita nasceu em Petrópolis (RJ), em 1986. É formada em cinema, com especialização em artes cênicas e dramaturgia pela SP Escola de Teatro. Assina como Carol Pitzer no teatro e como Lina Maria Fugita no audiovisual. É autora das peças “Phobos e Deimos”, “Enquanto ela dormia”, “Nomes Difíceis para Objetos Inúteis”, “Concórdia” e “Marlene”, encenadas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba, com exibições on-line no Chile e na Argentina. Seu primeiro longa-metragem documentário, “Canção para Deoclécio”, recebeu o Prêmio Maestro Guerra-Peixe na categoria audiovisual em 2024.

 


Serviço 

“Escrever Teatro”: Oficina de escrita dramatúrgica

Quartas-feiras, das 19h às 21h

11/11 - Construção de personagem

18/11 - Ação dramática

25/11 - Diálogos

02/12 - Estrutura narrativa

Formato presencial: sede da Rocio Produções - Centro, Petrópolis (RJ)

Inscrições abertas

Mais informações: https://www.rocioproducoes.com.br/oficinas/escreverteatro

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE