PUBLICIDADE


 

Museu Imperial




A partir de março, o Museu Imperial dará início à temporada 2011 das apresentações de grupos folclóricos germânicos, realizadas desde abril de 2009. Já foi preparado o calendário até o meio do ano: de 12 de março até 19 de junho, haverá espetáculos todos os sábados, às 15h, e domingos, às 11h. Os eventos, que têm duração de aproximadamente 30 minutos, são gratuitos.

Ao todo, serão 30 apresentações até junho, envolvendo nove grupos da cidade de Petrópolis. São eles: Mosel Volkstänze; G.F.G. Bergstadt; Koblenz Volkstanzgruppe; Trier Volkstanzgruppe; Blumenberg Volkstanz; G.D.F.A Rheinland Pfalz; Kaiserstadt Kulturkreis; Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis; Petrópolis Danças Folclóricas.

Em cada dia, um dos grupos apresenta no pátio do Palácio Imperial o melhor da música e da dança germânicas, com o objetivo de resgatar a cultura dos colonizadores da cidade de Petrópolis. Em breve, será preparado o calendário de apresentações até o final do ano.


Conheça os grupos que se apresentarão:

G.F.G. Bergstadt: foi primeiro grupo de danças folclóricas criado em Petrópolis. Seu nome significa Cidade das Montanhas, uma homenagem ao próprio município serrano. O Berg, como é carinhosamente chamado, tem como objetivo resgatar hábitos e costumes alemães trazidos por antepassados, cultivando a música e a dança folclórica como expressão da cultural desse povo. No estandarte do grupo está a Catedral de São Pedro de Alcântara vista da Avenida Koeler.

Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis: apresenta danças folclóricas alemãs com repertório variado, repleto de coreografias alegres, incluindo as regiões da Baviera, Floresta Negra e Pomerânia. O Grupo Camponês faz menção à tradicional Bauernfest, festa típica alemã que acontece todos os anos em Petrópolis, no mês de julho.

G.D.F.A Rheinland Pfalz: trazendo como símbolo o brasão do estado Rheinland Pfalz, (oeste da Alemanha), local de onde partiram os primeiros colonizadores, faz uma homenagem àqueles que trabalharam no projeto urbanístico de Petrópolis, desenvolvido pelo engenheiro Júlio Frederico Koeler.

Blumenberg Volkstanz: é considerado o maior grupo folclórico de Petrópolis, com quatro categorias e aproximadamente 60 integrantes. Em seu estandarte, estão presentes a Ponte Vermelha e as Hortênsias, ícones petropolitanos, além de leões coroados e armados em vermelho e a Águia Prussiana, símbolos tipicamente germânicos que fazem referência aos colonizadores. Na bandeira, ainda estão as imagens da coroa imperial e o dragão, representando o fundador da cidade, o imperador d. Pedro II.

Kaiserstadt Kulturkreis: fundado em fevereiro de 1997, o grupo foi estruturado como um Centro Cultural para abranger manifestações culturais, como dança, canto, culinária e idiomas. É formado por duas categorias, infanto-juvenil (dos 6 aos 12 anos) e adulta (a partir dos 13 anos). Possui trajes inspirados nas culturas alemã e austríaca.

Trier Volkstanzgruppe: fundado em 2000, o grupo foi originalmente batizado como Clube 29 de Junho Amigo da Escola São Judas Tadeu. Em 2010, passou a ser conhecido como Trier Volkstanzgruppe, mantendo os costumes e tradições folclóricas e divulgando-os através da dança. O grupo conta com aproximadamente 40 integrantes divididos em duas categorias, infantil e adulta, que se destacam por suas danças alegres.

Mosel Volkstänze: fundado em novembro de 1991, o grupo é dividido entre as categorias infantil e adulta. Com um repertório variado, repleto de coreografias alegres, apresenta as tradições da região Baviera.

Koblenz Volkstanzgruppe: o grupo, fundado em agosto de 1998, representa a cidade de Koblenz, na Alemanha, de onde veio a maioria dos colonos alemães que se estabeleceram em Petrópolis. O traje camponês faz referência à plantação da uva Riesling, que acontece às margens do Rio Reno, em Koblenz, e é uma das principais fontes econômicas da região.

Petrópolis Danças Folclóricas: fundado em fevereiro de 1996, o grupo acumula mais de 400 apresentações, tendo recebido o título de utilidade pública em 2001. O seu propósito é realizar apresentações de danças internacionais de maneira alegre e vibrante, originadas de diversas etnias, por várias regiões do país.



SERVIÇOS

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito


Apresentação de grupos folclóricos germânicos
Data: sábados, às 15h, e domingos, às 11h
Local: Pátio do Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4668 / promocao@museuimperial.gov.br

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE