PUBLICIDADE


 

 



Atividades incluirão comemoração da Semana do Folclore, leituras, jogos e oficinas
A Biblioteca Rocambole, biblioteca infantil do Museu Imperial, terá uma programação especial em agosto. Ao longo do mês, o público poderá participar de contações de histórias, jogos e oficinas com o objetivo de incentivar a leitura entre as crianças, além da possibilidade de levar livros emprestados para casa.
Nos dias 10 e 24 de agosto, às 13h30, haverá a “Hora do conto” com o livro “Lendas de Amor dos índios brasileiros”, de Katia Canton. A obra apresenta o mundo mágico da cultura indígena, que busca explicar os fenômenos da natureza, as árvores, os rios, as plantações e os animais. A atividade é destinada a grupos escolares do 3º ao 4º ano do ensino fundamental com, no máximo, 25 crianças.
Nos dias 12 e 31, às 14h30, será oferecida a oficina de adivinhações, trava-línguas e parlendas, voltada para grupos escolares do 1º ao 4º ano do ensino fundamental com, no máximo, 25 alunos. Na atividade – baseada no livro “Quem canta seus males espanta”, de Theodora Maria Mendes de Almeida –, serão realizados jogos e concursos com o rico acervo que faz parte das manifestações orais do folclore brasileiro.
Em comemoração à Semana do Folclore, no dia 17, às 15h, haverá uma apresentação das lendas do Saci-pererê, do Lobisomem e do Curupira, extraídas do livro “Viagem pelo Brasil em 52 Histórias”, de Silvana Salerno, que reúne lendas e contos populares tradicionais de nosso país. Em seguida, será realizado um jogo criativo de expressão oral a partir do enredo das três lendas. A atividade, conduzida pela arte-educadora Alaíde Guedes, é destinada a grupos de, no máximo, 25 alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
Nos dias 19 e 26, às 14h30, será a vez da oficina de brincadeiras e brinquedos populares, voltada para alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Na atividade, serão apresentadas brincadeiras e brinquedos tradicionais, como amarelinha, bola de gude, as cinco Marias e escravos de Jó. As crianças poderão conhecer a história de cada brincadeira, como também brincar em grupo.
Todas as atividades são voltadas para instituições escolares e devem ser previamente agendadas junto ao setor de Educação do Museu Imperial, através do telefone (24) 2245-7735.
A Biblioteca Rocambole conta com um acervo de cerca de 350 livros, revistas, gibis, DVDs, atlas, dicionários e brinquedos. Além das atividades destinadas a grupos escolares, o espaço também está aberto de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea e empréstimo de livros, mediante cadastro gratuito.
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole, bem como outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo, podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com/.

SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Site: www.museuimperial.gov.br
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE