PUBLICIDADE


 

 


De volta a Petrópolis, Sangeet Ananda é a atração do projeto Som e Cristal do próximo sábado, dia 06 de agosto, a partir das 18h no Palácio de Cristal, com entrada gratuita.
O Som e Cristal é um programa que foi criado pela Prefeitura Municipal de Petrópolis através da Fundação de Cultura e Turismo e que tem como intenção oferecer ao público local e turístico, apresentações de música popular e erudita, instrumental ou vocal, no ambiente mágico e acolhedor do Palácio de Cristal.
A atração do próximo sábado é o Sangeet Ananda, um projeto artístico-cultural, promovido pela Sociedade Sahaja Yoga em diversos países. A apresentação realizada no Brasil desde 2004 reúne artistas brasileiros e estrangeiros da Sahaja Yoga, que apresentam anualmente, a um grande e diversificado público, uma mostra da cultura milenar indiana.
No Brasil, o evento já percorreu 25 cidades, em nove Estados, com turnês que envolveram artistas brasileiros, argentinos, americanos, russos e indianos. Em 2008, o Sangeet Ananda, se estendeu até a Argentina, com apresentações em Buenos Aires e La Plata.
“O contato com a música indiana atua como facilitador no despertar de um potencial de alegria e paz que reside em cada um”, afirma Bruno Jatobá Descaves, violinista e produtor da apresentação.
A música na Índia tem origens ancestrais, pelo menos seis mil anos de trajetória, uma mistura da influência de várias culturas e civilizações. A diversidade das tradições da Índia deu origem a uma variedade de instrumentos musicais. Alguns são tocados no solo, enquanto outros são usados como instrumentos para o acompanhamento. Eles são classificados nas quatro categorias: cordas; vento; percussão e campainhas; e gongos e pratos.
Na Índia existem muitos tipos instrumentos de percussão. Dentre eles destaca-se o dholak, instrumento de percussão com dupla face e a tabla, um instrumento dividido em dois, uma parte aguda chamado daya e um grave chamado baya, tradicional no acompanhamento da música clássica indiana.
Toda a cultura indiana está fortemente arraigada na crença do espírito e da busca pelo crescimento espiritual, por isso é comum aos grandes artistas e virtuoses indianos dedicarem-se e agradecer aos mestres e gurus, que através dos ensinamentos lhes permitiram ter a conexão com a fonte da Inspiração.
A apresentação em Petrópolis será de música clássica indiana isto é Ragas. A Raga (estrutura de melodia) e Tala (estrutura de ritmo) são as duas principais características da música clássica indiana.
Acredita-se que as Ragas atuam diretamente no funcionamento do nosso sistema nervoso. A combinação de cada nota ou acorde, bem como o arranjo entre eles atuam de uma forma particular sobre os plexos, também chamados de chakras na cultura indiana. Estes chakras têm uma série de funções físicas, mentais e espirituais, e desta forma a música pode ser utilizada na busca do equilíbrio levando-nos a alcançar um estado de bem estar e paz inigualáveis.
“Os instrumentistas irão tocar no violino, no harmonium e na tabla estas escalas indianas chamadas Ragas. Estas músicas começam bem lentamente e vão acelerando até que no fim acontecem improvisações cada vez mais difíceis e divertidas, pois haverá um diálogo entre o instrumento de percussão, a tabla, e o instrumento melódico, numa música será o violino e na outra o harmonium”, declarou Bruno.
A Sahaja Yoga, instituição que promove o show, organiza, incentiva, apóia e direciona esforços para oferecer atividades de cunho cultural, educativo e artístico. "Nós devemos saber que o único método para permanecer saudável consiste em nossa música, em nossos ritmos, em nossa dança", afirma
O Palácio de Cristal fica localizado à Rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro – Petrópolis/RJ. A entrada é gratuita, a censura livre e a duração da apresentação cerca de 1h30min.

PROGRAMA
Raga Yaman – Tintala
Violino: Bruno Descaves/ Tabla: Eduardo Roscoe
Raga Chandrakauns - Tintala
Harmonium: Svetlana Brandi/ Tabla: Eduardo Roscoe
Raga Bhairav - Ektala
Violino: Bruno Descaves/ Tabla: Eduardo Roscoe

SOCIEDADE SAHAJA YOGA DO BRASIL
A Sahaja Yoga é um sistema de meditação que embora sendo simples e acessível a todos, permite encontrar a paz interior, o equilíbrio, e a auto-realização; enfim, possibilita a descoberta de uma dimensão insuspeitada dentro de cada um de nós, através do despertar de uma energia interior, até então adormecida.
A Sahaja Yoga foi desenvolvida pela grande líder e reformadora espiritual da Índia, Shri Mataji Nirmala Devi, que visitou o Brasil por quatro vezes, proferindo palestras gratuitas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador.
Shri Mataji iniciou o seu movimento de reforma espiritual na Índia em 1970 e desde então tem dedicado a vida à difusão de uma mensagem de amor e beleza, a Sahaja Yoga, pelo mundo inteiro.
A revolução espiritual desencadeada por Shri Mataji a partir da Índia difundiu-se por todo o mundo e seus ideais encontram-se hoje firmemente estabelecidos em mais de 100 países, sendo que em alguns deles como a Austrália e Rússia, a Sahaja Yoga tem sido adotada oficialmente como uma das disciplinas do currículo das escolas públicas em algumas cidades. Shri Mataji foi eleita "Personalidade do Ano" pela imprensa italiana em 1996. Em 1994 ela foi eleita como Membro Honorário da Academia de Ciências de São Petersburgo, na Rússia, uma distinção conferida a apenas onze pessoas, entre as quais, Einstein. Em 1996 e 1997 foi indicada como candidata ao Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho em Sahaja Yoga.
A prática da Sahaja Yoga produz a harmonia e o equilíbrio interior, podendo ser usada como um meio eficiente de combater o stress. Antes de tudo, porém, conduz o ser humano a reencontrar a sua grandiosidade e beleza, desenvolvendo as mais altas potencialidades humanas.
A Sahaja Yoga foi introduzida no Brasil a partir de 1989 e hoje possui grupos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Vitória, Porto Alegre, São Luiz e Porto Velho.
Todas as atividades da Sahaja Yoga são gratuitas.
 
HISTÓRICO
Shri Mataji esteve quatro vezes no Brasil, em 1989, 1992, 1994 e 1995, visitando quatro capitais em nosso país: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador. Nestas cidades ela falou em auditórios com a presença de trezentas a mil e quinhentas pessoas. Todos estes eventos sempre tiveram entrada franca.
Em Brasília, Shri Mataji fez conferências no Gran Circo Lar em 1989, no Centro de Convenções em 1992 e no Teatro Nacional em 1994 e 1995. No Rio de Janeiro, na Escola de Música da UFRJ, em 1992, 1994 e 1995 e em Salvador, no Centro de Convenções, em 1992. Além disto, houve uma Conferência sobre Sahaja Yoga, sem a presença de Shri Mataji, no Centro de Convenções do Hotel Nacional do Rio de Janeiro, por ocasião da ECO-92.
Durante a sua visita ao Brasil em outubro de 1994, ela recebeu as chaves da cidade de Brasília e foi recebida em audiência pelo Ministro da Educação, Murilo Hingel. Durante última visita, em 1995, ela foi recebida pelo então Ministro da Justiça, Nelson Jobim, pelo Ministro presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cunha Bueno, e pelo Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Andrea Calabi.
 
ARTISTAS PARTICIPANTES
Instrumentos
Harmônmio: Svetlana Vladimirovna Brandi - pianista profissional formada pela Universidade de São Petersburgo, Rússia. Estudou dança e música indiana na filial da academia PKS Salve Prathistan em Toliathi, Rússia. A artista já participou de inúmeras apresentações do Sangeet Ananda.
Tabla: Marcelo Peluso - estudioso de música indiana
Viloino: Bruno Jatobá Descaves - violinista profissional e artista, com vasta experiência. O artista já percorreu o mundo se apresentado nos quatro continentes e foi condecorado com inúmeros prêmios internacionais como o Good Impression Prize: Shizuoka International Festival, Menção Honrosa: Marugane Castle Festival e Best Entertainer Prize: Shizuoka international festival.

FICHA TÉCNICA DA MONTAGEM
Produtor: Bruno Jatobá Descaves.
Técnico de som: Arthur Brandi
Cenógrafo: Marize Peluso
Iluminador: Cláudio Souza

SERVIÇO
Som e Cristal
Data: 06/08/2011 - Sábado
Horário: 18h
Local: Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá, s/nº
Centro – Petrópolis/RJ
Entrada: Gratuita
Censura: Livre
Duração: 1h30

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE