PUBLICIDADE


 


 De volta a Petrópolis, Sangeet Ananda é a atração do projeto Som e Cristal do sábado, dia 12 de novembro, a partir das 18h no Palácio de Cristal, com entrada gratuita.

O Som e Cristal é um programa que foi criado pela Prefeitura Municipal de Petrópolis através da Fundação de Cultura e Turismo e que tem como intenção oferecer ao público local e turístico, apresentações de música popular e erudita, instrumental ou vocal, no ambiente mágico e acolhedor do Palácio de Cristal.
A atração do sábado, dia 12 de novembro, é o Sangeet Ananda, um projeto artístico-cultural, promovido pela Sociedade Sahaja Yoga em diversos países. A apresentação realizada no Brasil desde 2004 reúne artistas brasileiros e estrangeiros da Sahaja Yoga, que apresentam anualmente, a um grande e diversificado público, uma mostra da cultura milenar indiana.
 No Brasil, o evento já percorreu 25 cidades, em nove Estados, com turnês que envolveram artistas brasileiros, argentinos, americanos, russos e indianos. Em 2008, o Sangeet Ananda, se estendeu até a Argentina, com apresentações em Buenos Aires e La Plata.
“O contato com a música indiana atua como facilitador no despertar de um potencial de alegria e paz que reside em cada um”, afirma Bruno Jatobá Descaves, violinista e produtor da apresentação.
A música na Índia tem origens ancestrais, pelo menos seis mil anos de trajetória, uma mistura da influência de várias culturas e civilizações. A diversidade das tradições da Índia deu origem a uma variedade de instrumentos musicais. Alguns são tocados no solo, enquanto outros são usados como instrumentos para o acompanhamento. Eles são classificados nas quatro categorias: cordas; vento; percussão e campainhas; e gongos e pratos.
Na Índia existem muitos tipos instrumentos de percussão. Dentre eles destaca-se o dholak, instrumento de percussão com dupla face e a tabla, um instrumento dividido em dois, uma parte aguda chamado daya e um grave chamado baya, tradicional no acompanhamento da música clássica indiana.
Toda a cultura indiana está fortemente arraigada na crença do espírito e da busca pelo crescimento espiritual, por isso é comum aos grandes artistas e virtuoses indianos dedicarem-se e agradecer aos mestres e gurus, que através dos ensinamentos lhes permitiram ter a conexão com a fonte da Inspiração.
A apresentação em Petrópolis será de música clássica indiana isto é Ragas. A Raga (estrutura de melodia) e Tala (estrutura de ritmo) são as duas principais características da música clássica indiana.
Acredita-se que as Ragas atuam diretamente no funcionamento do nosso sistema nervoso. A combinação de cada nota ou acorde, bem como o arranjo entre eles atuam de uma forma particular sobre os plexos, também chamados de chakras na cultura indiana. Estes chakras têm uma série de funções físicas, mentais e espirituais, e desta forma a música pode ser utilizada na busca do equilíbrio levando-nos a alcançar um estado de bem estar e paz inigualáveis.
“Os instrumentistas irão tocar no harmonium e na tabla estas escalas indianas chamadas Ragas. Estas músicas começam bem lentamente e vão acelerando até que no fim acontecem improvisações cada vez mais difíceis e divertidas, pois haverá um diálogo entre o instrumento de percussão, a tabla, e o instrumento melódico o harmonium”, declarou Bruno.
Na apresentação estarão presentes Svetlana Vladimirovna Brandi, pianista profissional formada pela Universidade de São Petersburgo, Rússia. Svetlana estudou dança e música indiana na filial da academia PKS Salve Prathistan em Toliathi, Rússia. Também participa o tablista Eduardo Roscoe, que iniciou aos 15 anos de idade os estudos de dholak, instrumento de percussão indiana; de 2008 a 2009 estudou tabla com o mestre Ustad Iqbal Khan na academia P.K. Salve Kala Pratishthan na India, Vaitarna, Maharashtra; Participa do espetáculo “Music of Joy” com o grupo de bhajans da Sahaja Yoga pelo Brasil. Entre março a julho de 2010 realiza uma tournê com o artista indiano Sandeep Bodhanker no Peru, por cidades e capitais brasileiras onde realizaram mais de 10 espetáculos. Em julho de 2010, participa do espetáculo “Cravo da India” na Caixa Cultural Brasília; de Setembro até Outubro de 2010, tournê com o artista indiano Sandeep Bodhanker pela República Tcheca. Atualmente dedica-se as apresentações do espetáculo “Music of Joy 2011”, uma tournê em cidades e capitais Brasileiras, no Uruguai e no Peru.
A Sahaja Yoga, instituição que promove o show, organiza, incentiva, apóia e direciona esforços para oferecer atividades de cunho cultural, educativo e artístico em todo o Estado do Rio de Janeiro. "Nós devemos saber que o único método para permanecer saudável consiste em nossa música, em nossos ritmos, em nossa dança", afirma Bruno.
 O Palácio de Cristal fica localizado à Rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro – Petrópolis/RJ. A entrada é gratuita, a censura livre e a duração da apresentação cerca de 1h30min.

PROGRAMA
Raga Yaman – Tintala
Violino: Bruno Descaves/ Tabla: Eduardo Roscoe
Raga Chandrakauns - Tintala
Harmonium: Svetlana Brandi/ Tabla: Eduardo Roscoe
Raga Bhairav - Ektala
Violino: Bruno Descaves/ Tabla: Eduardo Roscoe

FICHA TÉCNICA DA MONTAGEM
Técnico de som: Arthur Brandi
Cenógrafo: Marize Peluso
Iluminador: Cláudio Souza

SERVIÇO
Som e Cristal
Data: 12/11/2011 - Sábado
Horário: 18h
Local: Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá, s/nº
Centro – Petrópolis/RJ
Entrada: Gratuita
Censura: Livre
Duração: 1h30

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE