PUBLICIDADE


 





A vida cultural de Petrópolis terá em agosto outro mês de intensa programação e um dos pontos altos está nas Artes Plásticas. Para começar, uma exposição de peso será inaugurada no dia 14, no Palácio de Cristal: “Metanoia” (palavra grega que tem como significado “mudança de pensamento”). A exposição comemora os 50 anos de carreira do multifacetado escultor baiano Hildebrando Lima e o público poderá visitá-la do dia 15 de agosto até o dia 08 de setembro.

Na mostra, que acontece no jardim e no interior do Palácio de Cristal, poderão ser vistos 15 de seus trabalhos. Eles revelam as várias fases do artista, que passou por uma profunda transformação de pensamento e sentimentos ao longo de sua trajetória. Hildebrando tem obras espalhadas por coleções em vários países. (Foto: Cláudio Partes)



A TRAJETÓRIA
Aos 17 anos Hildebrando Lima estreava como profissional, produzindo esculturas para escola de samba (a “Corações Unidos”, de Niterói, campeã em 1963, 1964 e 1966).
Desde a formação acadêmica na Escola de Belas Artes da UFRJ (1975) ele vem mostrando sua versatilidade, através de várias fases. Fez bustos na época em que foi professor no Arsenal da Marinha, produziu peças figurativas, abstratas, geométricas, ecléticas, sintéticas ou estilizadas, esculturas adaptadas à decoração, outras monumentais e, finalmente, aprofundou-se na arte sacra, a que se dedica atualmente. Criador da técnica do resimármore (mistura de resina com pó de mármore), seu nome se tornou uma referência entre as décadas de 80 e 90, pelas bases de mesa que produziu com o material.

A EXPOSIÇÃO
“Escolhi Metanoia como título da exposição, pois acredito que a conversão e a transformação do pensamento, do sentimento e da vontade são fundamentais para a busca de novos caminhos. É a noia necessária”, declara Hildebrando.
Na exposição, o público vai passear pelos caminhos trilhados pelo artista, através de suas obras. A visitação será de terça-feira a domingo, no horário de 09 a 18h. A entrada é franca.
O Palácio de Cristal fica na Rua Alfredo Pachá, s/nº. O Telefone é (24) 2247-3721. Para mais informações, Disque Turismo: 0800 0241516

SERVIÇO
Exposição: METANOIA
Artista: Hildebrando Lima
Período de exposição: 15 de agosto a 08 de setembro
Horário de visitação: terça a domingo, de 09h a 18h
Local: Palácio de Cristal
Rua Alfredo Pachá s/nº - Centro Histórico - Tel.: (24) 2247-3721
Realização: Prefeitura de Petrópolis e Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis
Patrocínio: Cervejaria Bohemia
Entrada Franca

Mais informações: Disque Turismo - 0800 0241516

Fonte: Assessoria FCTP

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE