PUBLICIDADE


 






Composição de Waldir Azevedo é tradicional nas rodas de choro


Das rodas de chorinho para o estúdio: dando continuidade ao resgate de algumas das mais tradicionais músicas do gênero, o grupo petropolitano Taruíra levou “Carioquinha”, de Waldir Azevedo, das praças para a rede. O sexteto lançou, na última sexta-feira (25), a faixa em suas páginas oficiais na internet.

Presença garantida das apresentações do Taruíra, a música colocava o público para dançar. Por se encaixar perfeitamente no repertório alegre e plural do grupo, que mescla baião, samba e até jazz ao choro, a música ganhou um arranjo original e versátil - e, agora, um registro em forma de gravação.

“Incluir ‘Carioquinha’ nas rodas de choro que fazíamos todos os domingos fazia muito sentido, pois era uma música bastante swingada, com um balanço peculiar, como todas do Waldir! Para a nossa formação, se encaixava bem, pois dividíamos os solos de melodia entre o cavaquinho, o saxofone soprano e o sax tenor, além de ser ótima para improvisos. Foi um arranjo coletivo, feito por todos nós, que passou por uma maturação e muitas alterações até chegar neste formato, então resolvemos registrar”, conta Breno Morais, flautista e saxofonista do Taruíra.

A gravação marcou um novo momento na trajetória do grupo: o de experimentação. Acostumado a registros ao vivo, com todos os músicos tocando juntos, o sexteto instrumental optou por gravar, depois da guia pronta, em duplas: percussão (Yuri Garrido na bateria, Leandro Mattos no pandeiro), seguida pelas cordas (o cavaco de Guto Menezes e o violão de sete cordas de José Roberto Leão) e, por fim, os sopros (Breno Morais no sax soprano e Carlos Watkins no sax tenor).

“Carioquinha” se une a uma seleção de choros resgatados pelo Taruíra. O grupo cria os seus próprios arranjos para temas considerados tradicionais, incorporando a eles sua sonoridade, que flerta com a música brasileira em geral e também com a latina. O último lançamento do Taruíra foi “Espinha de Bacalhau”, música de Severino Araújo. Todas as faixas são disponibilizadas gratuitamente em suas páginas oficiais na internet: no site (taruira.com.br), no Facebook (facebook.com/calangada) e no Soundcloud (soundcloud.com/taruira).

Conheça o Taruíra

Ouça o Taruíra

Curta o Taruíra

Assista ao Taruíra
Siga o Taruíra

Veja o Taruíra


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE