PUBLICIDADE


 


Um dos artistas plásticos em exposição na Mais Arte Galeria, em Itaipava, é Enrico Bianco (1918 – 2013). Pintor, gravador, escultor e ilustrador, Bianco iniciou seus estudos em Roma, na década de 1930 com Maud Latour.
Vindo para o Brasil, Bianco estuda com Candido Portinari, trabalhando com este em diversas obras, com destaque para os murais do Ministério da Educação e Cultura – MEC no Rio de Janeiro, os painéis do Banco da Bahia, o edifício da ONU em New York.
Neste detalhe do mural do MEC, o encontro de Bianco com Portinari foi fortuito. Tudo começou com uma visita de Bianco a obra que Portinari estava preparando na sede do MEC. Chegando lá, encontrou três assistentes: Burle Max, Inês e Ruben Cassa. Percebendo as dificuldades que os três estavam tendo com a ampliação, em afresco, da mão de um garimpeiro, pediu que o deixassem tentar e, com o assentimento deles, pintou sozinho aquele detalhe.
Pouco depois chega Portinari e, percebendo a interferência, pergunta: Quem é que fez aquela mão ali? Os discípulos apontaram para Bianco, encolhido a um canto. Pela hora do almoço, Bianco decidiu voltar para casa. Ao se despedir de Portinari, este lhe perguntou: mas, aonde vai? Vou para casa, respondeu Bianco. O mestre estendeu-lhe a mão, e lhe perguntou: mas amanhã você volta, não volta? E, assim Bianco foi se integrando a equipe de Portinari, se transformando num valoroso colaborador.
Em 1940 realiza sua primeira exposição individual no Copacabana Palace. Ilustra edição especial de Caçada de Esmeraldas, de Olavo Bilac, organizada por bibliófilos brasileiros.
Na galeria estão expostas duas serigrafias de Bianco – Natureza Morta, assinadas pelo artista.
A exposição “A Arte está na ideia!” ocorre até o dia 30 de junho e reúne diferentes estilos, materiais e técnicas usadas para transmitir as impressões e emoções de diversos artistas plásticos, dentre os quais destacamos Fredone Fone, Anderson Holpe, Josely Carvalho, Bob Wolfenson, Aldemir Mendes de Souza, entre outros.

SOBRE A GALERIA
Aberta há cerca de quatro meses, a Galeria Mais Arte é fruto de um sonho do Alberto Stein. Formado em Farmacologia Industrial, com foco em pesquisas e apaixonado por artes plásticas, encontrou nelas um motivo para não parar de crescer. Tendo sua jornada no mundo artístico iniciada ainda na infância através da fotografia, quando ganhou do pai sua primeira câmera, Alberto conta que sempre admirou e colecionou obras de diferentes artistas das mais diversas áreas como serigrafia, graffiti, óleo sobre tela entre outras técnicas que a galeria exibe.  Durante a visitação é possível conferir trabalhos de artistas como Anderson Hope, Fredoni Fone, Enrico Bianco, Aldemir Martins (série “Caranguejo”), entre outros.
A ideia de Alberto é promover um despertar de novos colecionadores e admiradores das artes plásticas. Ele também pretende fazer parceria com escolas que tenham Educação Artística na grade e promover aulas, workshops e encontros em seu espaço. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (24) 99824-7644. A galeria funcionará normalmente no período da Copa. 

SERVIÇO
Exposição “A Arte está na ideia!”
Local: Galeria Mais Arte - Centro Comercial Tangará (Granja Brasil), em  Itaipava
Funcionamento: 4ª a sábado, das 10h às 20h, até 30 de junho.
Entrada: franca
Classificação: livre
Telefone: (24) 99824-7644



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE