PUBLICIDADE


 

 





No próximo dia 11 de agosto terá início a “Semana da Cultura do Japão” que será realizada, pelo quarto ano consecutivo, na Casa de Cláudio de Souza e seguirá até o dia 15 do mesmo mês. O evento faz parte do Bunka-Sai - Festival da Cultura Japonesa de Petrópolis e é organizado pela Associação Nikkei de Petrópolis. Durante a semana, interessados poderão desfrutar, gratuitamente, de uma programação extensa e dinâmica, que abrange todos os aspectos da cultura japonesa.

Receber a Semana do Japão não é novidade para a Casa de Cláudio de Souza, já que, desde 2012, o local é parte integrante dos eventos realizados. Em 2012, participaram do Bunka-Sai – Festival da Cultura Japonesa e, em 2013 e 2014, da Semana da Cultura Japonesa. O titular da casa, o escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, era um grande admirador do Japão e, em sua viagem ao país ficou tão encantado que narrou suas belezas no livro “Impressões do Japão”, que está disponível na Biblioteca da Casa de Cláudio de Souza para consulta. O escritor foi, ainda, fundador do Instituto Brasileiro de Cultura Japonesa.

Este ano, na abertura, terça-feira, dia 11 de agosto, das 15 às 16 horas, acontecerá palestra sobre “Construção de Mangás”, ministrada por Alessandro Carvalho. No mesmo dia, das 19 às 21 horas, será apresentada, pela equipe educacional, a “Síntese histórica e o legado do Japão para o Brasil”.


Já no dia 12 de agosto, das 18 às 19 horas, horas será entregue, por Ataualpa Antônio Pereira Filho e Catarina Maul, o prêmio do concurso de HAICAI. Em seguida, às 19 horas, o visitante poderá assistir a um belo concerto de violinos do Centro de Artes Suzuki, com Fátima Brasil e Celina Maydana.


No terceiro dia de evento, 13 de agosto, será oferecida uma Oficina de Kirigami
onde os professores José Carlos Seabra e Vera Amoreli ensinarão as técnicas básicas para a realização deste trabalho, a partir das 15 horas. Mais tarde, às 18h30, “Alimentação diária japonesa” será o tema apresentado por Michiko Ami, conduzido por José Carlos Seabra e comentado por Juliana Scheafer e Rebeca Martins. Na ocasião, os profissionais irão comentar o que os japoneses comem em seu dia-a-dia e se a comida japonesa serve como dieta.


Na sexta feira, dia 14, o professor Luiz Henrique Raia Vila Nova fará uma oficina de mangá que terá início às 15 horas, com previsão de término para 16h30.

A programação de encerramento, no dia 15 de agosto, está recheada: Das 15 às 16h30 será realizada uma oficina de origami, com as educadoras Kathia Yamamoto e Sheila Justen. Às 16h30 será a vez do Coral Cant´Vox do Centro de Artes Suzuki, regido pelo maestro Raphael Macedo, se apresentar. O fim da comemoração será às 17h30 com uma confraternização entre os presentes.


O evento é da Associação Nikkei de Petrópolis e tem apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Museu Imperial, Casa de Cláudio de Souza, Academia Petropolitana de Educação, Academia Brasileira de Poesia e Centro de Estudos de Jovens e Adultos de Petrópolis.


A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.



SERVIÇOS
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail    mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE