PUBLICIDADE


 

 Em 2015 comemoram-se os 120 anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil e para homenagear essa cultura milenar duas exposições serão inauguradas amanhã (6/8): “Exposição de Origami”, no Centro Cultural Estação Nogueira, e “Brasil-Japão: uma amizade de 120 anos”, no CEU – Praça Corta Rio. Promovidas pela Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo, as mostras prometem trazer um pouco de tradições e costumes que parecem resistir ao tempo.
Petrópolis foi escolhida em 1897 para hospedar a primeira representação diplomática japonesa que chegou ao Brasil. Daqui, foi enviado o relatório favorável à imigração e esse ato deu origem à vinda dos imigrantes japoneses para o Brasil. Devido a esse fato histórico, o grupo de origami "Dobraduras da Serra" resolveu homenagear a cidade com uma exposição de origami no Centro Cultural Estação Nogueira.
O símbolo representativo da logomarca dos 120 anos é um Tsuru (ave sagrada do Japão) de origami, arte de dobrar papel e hoje uma das mais populares expressões artísticas japonesas, sendo transmitida de pai para filho e também em cursos de cultura nipônica em todo o mundo. Esta arte é utilizada em várias áreas das ciências, como recurso pedagógico, ajudando na concentração, criatividade, memória, coordenação motora, predispondo à calma e disciplina, combatendo o estresse e também é muito utilizada como terapia.
Já no Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio (CEU da Posse), pode ser conferida a exposição “Brasil Japão: uma amizade de 120 anos". Entre o material cedido pela Associação Nikkei de Petrópolis, estão painéis, quadros e gravuras que expõem o quotidiano, a diversidade e curiosidades entre as duas culturas, retratando costumes e tradições distintos.
As duas exposições fazem parte da programação do Bunka-Sai - Festival da Cultura do Japão, que começa nesta quinta, 6/8, e vai até domingo, 9/9, no Palácio de Cristal. A programação completa pode ser conferida na página da Prefeitura, no link http://petropolis.rj.gov.br/pmp/.

SERVIÇOS
“Exposição de Origami”
Local: Centro Cultural Estação Nogueira
Endereço: Av. Leopoldina, 317 – Praça de Nogueira – Petrópolis
Visitação: 06 a 30 de agosto
Horário: segunda a sábado, das 9h às 17h / domingos e feriados, das 9h às 13h
Entrada franca. Classificação Livre.

“Brasil-Japão: uma amizade de 120 anos”
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio (CEU da Posse)
Endereço: Estrada União Indústria, s/nº – Posse (ao lado do CIEP 281 Gabriela Mistral)
Visitação: 06 a 14 de agosto
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h

Entrada franca. Classificação Livre.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE