PUBLICIDADE


 

 





O Bunka-Sai, Festival da Cultura do Japão terá início nesta quinta-feira (6/8), às 19h, no Palácio de Cristal, no Centro Histórico de Petrópolis - RJ. Realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis e com o apoio do Consulado Geral do Japão. No momento em que a cidade se despede das últimas flores das cerejeiras plantadas em edições anteriores da festa, ganhará um recanto japonês que ocupará o Palácio de Cristal por quatro dias.


Novidades na programação

Nas barracas em estilo japonês o público vai encontrar comidas típicas e artesanato, enquanto a programação gratuita mostrará as artes nipônicas – milenares e as modernas – em apresentações, exposições e oficinas abertas a todos. Elas vão da confecção e mostra de tako (pipas japonesas) às deikebana (arranjos artísticos de flores), passando por coisas tão diferentes como o taiko (tambores japoneses), origami (confecção de figuras com  dobraduras em papel), budô (artes marciais), mangá (histórias em quadrinhos típicas), cosplay (performances dos jovens que se caracterizam como personagens) e danças.

As atividades prosseguem até domingo (9/8) no Palácio de Cristal e alguns outros locais. Na programação, há destaques com relação à edição de 2014:

- neste ano, a oficina de pipas japonesas, que atraiu grande interesse do público, contará também com grandes pipas em exposição, nos diferentes formatos e  tamanhos, como são feitas no Japão;

- além de apresentações de cosplay, que tanto atrai os jovens, neste ano haverá também uma oficina. Conhecida pelas performances de pessoas que se caracterizam como heróis ou vilões das histórias em quadrinhos japonesas (mangás)  ou desenhos animados (animes), a atividade vai mostrar nas apresentações suas outras faces, com outros temas, já que o cosplay diz respeito a quaisquer personagens – reais ou de ficção – de qualquer cultura;

- as crianças e jovens do Judô Comunitário da Escola Germano Valente – COMAC vão demonstrar como a arte marcial vinda do Japão já se integrou à nossa cultura e estimula nossa  juventude, trazendo conhecimentos, disciplina, superação e boa convivência, em forma de esporte e lazer;

- o Festival de Filmes Japoneses, no Centro de Cultura Raul de Leoni, que já começa nesta quarta-feira, antes mesmo da abertura oficial, terá três sessões a cada dia, exibindo desde desenhos para crianças até documentário e ficção para a platéia adulta;

- o karaokê será realizado diariamente no Palácio de Cristal;

- e, finalmente, um novo costume cultural japonês será apresentado agora pela primeira vez: o Undokay, que reúne famílias inteiras para jogos e brincadeiras uma vez ao ano, em gincanas e disputas.

A programação, que vai das artes tradicionais praticadas no Japão às mais modernas (como  a dança de rua, importada do Ocidente), e oferece atrações como a oficina de temaki do Sesc e diferentes exposições, promete ampliar o sucesso do Bunka-Sai em 2015. A participação é gratuita e livre, para todas as idades. 

Consulte a programação completa em anexo e no site www.petropolis.rj.gov.br/fct

Horário de funcionamento da festa:

06/08 - 18h às 22h
07 e 08/08 - 10h às 22h
09/08 - 10h às 20h

Atenção: o Palácio de Cristal estará fechado à visitação turística no dia 06/08/2015 (quinta-feira) por motivo da montagem do Bunka-Sai, abrindo às 18h para o início da festa. Nos demais dias (07 a 09/08), o Palácio de Cristal abrirá à visitação turística às 09h. 


Fonte: Disque Turismo 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE