PUBLICIDADE


 



A escritora e produtora cultural Ivone Alves Sol apresentará mais uma edição do seu Sarau noite enSOLarada, dentro da programação da APL – Academia Petropolitana de Letras, próximo dia 13 de maio, às 19:30h, na Casa Cláudio de Souza. A grande atração do evento será a peça “Luiz Gama: Uma voz pela Liberdade”, que traz à cena através dos atores Deo Garcez e Nivia Helen, a biografia do ex-escravo, poeta, jornalista e advogado autodidata, hoje reconhecido oficialmente pela OAB. Luiz Gama é patrono da cadeira nº 15 da Academia Paulista de Letras, e foi um dos mais combativos abolicionistas da história. O espetáculo já apresentado em Brasília, Rio de Janeiro e Teresópolis, tem roteiro de Deo Garcez, direção de Ricardo Torres, e agora conta também com a produção de Mário Seixas.

 

Sinto-me bastante feliz em viver este personagem real, o Luiz Gama, em poder levar ao público a história deste precursor e fundador do Abolicionismo em nosso país, infelizmente pouco conhecido entre nós.  E desta forma trazer à tona seu nome e sua grande importância à libertação dos negros no Brasil. (Deo Garcez)

 

Para a autora do Sarau Ivone Sol, a ideia de homenageá-lo numa data tão simbólica como o dia 13 de maio, e na Academia de Letras é muito especial.

 

Ele lutou pela abolição advogando, conseguiu libertar mais de 500 negros, e foi um grande poeta, o que lhe rendera o título de Patrono em uma importante Academia de Letras. Homenageá-lo na APL e numa data, que embora não seja conclusiva para a liberdade dos escravos, foi um marco na história, é muito especial. Só tenho a agradecer ao Deo, Ricardo e Nívia, por nos presentearem com este trabalho maravilhoso. (Ivone Sol)

 

O Sarau realizado pela ProduSOL Eventos, conta com o apoio da APL através de sua presidente, a jornalista e escritora Christiane Michelin, que sempre busca abrir espaço na Entidade, para iniciativas que prestigiam e incentivam os diversos campos da arte literária. A noite ainda conta com a participação musical do ator e cantor José Araújo, que será acompanhado pelo músico Pedro Ivo Frota.

 

O Sarau noite enSOLarada teve sua estreia em Petrópolis em julho de 2013, na Casa de Cultura Cocco Barçante, parceira da ProduSOL, e faz parte da agenda de apresentações na Casa. A parceria com o anfitrião da Casa de Cultura e o escritor Almir Tosta, marido de Sol, são apoios importantes na realização do evento que reúne recital poético, música e teatro, e já está em sua décima quinta edição.

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE