A caminhada é um dos mais eficazes métodos para deixar o corpo forte (Divulgação)

Um bom tênis, roupas confortáveis, disposição e pronto! Não é preciso muita coisa para fazer uma caminhada, independente da idade ou condicionamento físico, é um exercício leve e fácil de executar. Indicada por médicos e profissionais da saúde, ajuda na prevenção de complicações cardiovasculares como infartos e hipertensão, além de melhorar a ansiedade e o estresse.
E já que a atividade física pode ser praticada nos mais variados lugares, listamos alguns preferidos dos petropolitanos para você literalmente tirar os pés do chão e dar adeus ao sedentarismo. Conheça os principais benefícios.

Por que devo caminhar?

1.Emagrece. Além da queima de gordura, acarreta mais saciedade de acordo com a intensidade, porque regula melhor os hormônios que diminuem o apetite. Se você deseja queimar gordura, peça orientação profissional para obter melhores resultados sobre ritmo e freqüência.

2.Diabetes. Basta 20 a 30 minutos a pé para ajudar a liberar insulina e diminuir o açúcar no sangue. Caminhar regularmente ajuda a controlar ou mesmo impedir a diabetes, diminuindo seu nível de açúcar no sangue. Foi comprovado que reduz o risco para aproximadamente de 58%  no tipo 2.

3-Pressão arterial. Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso ocorre porque durante a prática do exercício o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

4. Sono. Outro estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, comprovou que mulheres que fazem atividade física regular com intensidade média pegam no sono mais rapidamente e acordam menos à noite.

5-Tonificação de músculos. Uma boa caminhada ajuda. Preste atenção à sua postura e você também vai tonificar seu abdômen e cintura. É um dos mais eficazes métodos para deixar o corpo forte, o organismo regulado e a mente em paz. 

6- Depressão. A atividade é uma terapia que podem ajudar as pessoas com depressão grave se sentirem menos deprimidas, visto que libera a endorfina, um hormônio responsável pela alegria e bem-estar. E, se for ao ar livre, melhor ainda. Quando o tempo permitir, passeie na natureza, respire ar puro.


ONDE CAMINHAR

As belas avenidas: Koeller, Ipiranga e Barão do Rio Branco são as queridinhas dos petropolitanos quando o assunto é caminhada. Faz muito bem andar por elas e, de quebra, encontrar sempre gente conhecida.

Parque Natural Municipal de Petrópolis.  Reserva natural que protege parte da Mata Atlântica. Av. 853. Aberto de 2ª a domingo, exceto em feriados (consulte horários).  . Entrada gratuita. Informações: 2247-7358.

Parque Municipal de Itaipava. Além de área para caminhada e pista para corrida, oferece área de lazer e  ciclovia. Estr. União e Indústria, 10000 – Itaipava. Aberto de 2ª a domingo, exceto nos feriados (consulte horários). Entrada gratuita. Informações: 2222-1299.

Parque Crémerie. Local para caminhar, fazer piqueniques e andar de pedalinho. Rua Luis de Camões, S/N, Estrada da Independência. Aberto de 3ª a domingo. Nos feriados podem mudar os horários. Entrada gratuita. Informações: 2231-5834.



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