PUBLICIDADE


 

 



O Museu Casa do Colono começou as atividades na última terça-feira (15.05) com uma programação especial em função da Semana de Museus. Até sexta-feira, dia 18 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional de Museus, o atrativo vai contar com o projeto "Minha Cidade tem história para Contar" funcionando todos os dias, às 9h e às 14h. O projeto de contação de histórias leva o público a uma viagem no tempo de forma lúdica e interativa, que faz relembrar toda influencia germânica em Petrópolis.
A partir de um painel ilustrativo, contendo paisagens da nossa região e suas mudanças ao longo do tempo (de colônia a elevação de cidade), o projeto tem como objetivo enfatizar a importante contribuição da colonização germânica no desenvolvimento de Petrópolis. Essa herança dos colonos está presente até hoje em nosso dia-a-dia, como nas comidas, nas construções, nos nomes dos bairros, ruas, nas danças, além da principal festa da cidade, a Bauernfest, e a tradição de coros e corais.
“E o Museu Casa do Colono é um dos principais atrativos da cidade, um museu muito importante que valoriza nossas raízes, preserva a história da colonização de Petrópolis. É fundamental que o museu também esteja envolvido na Semana de Museus. O tema deste ano tende aproximar as instituições do público e, através dessa contação de história, conseguimos conectar melhor o visitante com todas as peças que temos no museu e a própria história da casa”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.
Definido todos os anos pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM e pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, o tema de 2018, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados. Mesmo com o destaque para o aspecto digital, o papel essencial das relações interpessoais nos museus é fundamental. “A Semana é muito importante porque estimula a visitação, a interação e aproximação do visitante com as ações educativas e de preservação do Museu, através de novas ações e linguagens. Trazendo novidades para quem já conhece o museu e curiosidades para quem não conhece. Vale a pena conferir”, destaca a museóloga Ana Carolina Vieira.
O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristóvão Colombo, 1034, na Castelânea. A visitação funciona de terça a domingo, das 8h30 às 16h, com entrada gratuita. Já o projeto, que é realizado uma vez por mês no museu para grupos escolares da cidade, esta semana funciona todos os dias. A partir de semana que vem, para participar, é preciso fazer o agendamento pelos telefones: (24) 98825-2670 ou (24) 2237-4029, ou pelo email: casadocolonomuseu@gmail.com.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE