PUBLICIDADE


 



A Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) está com a programação recheada de novidades para o mês de novembro. Além da exploração do acervo, será celebrada a Semana da Música, Dia Nacional da Cultura, Dia do Inventor e Dia da Consciência Negra. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
A programação inicia nos dias 6 e 7, das 14h às 15h, com a contação e exploração do livro “Carlos Gomes”, de Nereide Santa Rosa. Juntamente com a leitura, haverá sensibilização musical.
O livro conta a história de Antônio Carlos Gomes, o mais importante compositor de óperas do Brasil, e conhecido internacionalmente. A autora do livro conta um pouco da história do pequeno Calos Gomes que, entre seu trabalho em uma alfaiataria, costurando calças e paletós, e suas brincadeiras de infância, encontrava muito tempo para se dedicar ao que mais gostava: a música.
Além de conhecerem trechos da vida de Carlos Gomes, os pequenos poderão participar de uma atividade de sensibilização musical para conhecerem um pouco mais sobre o estilo musical do compositor.
Já no dia 8, a hora do conto será em homenagem ao Dia do Inventor. Das 14h às 15h, as crianças irão se deliciar com a história do autor André Neves, “Malvina”. Após a leitura, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.
O livro conta a história de Malvina, uma menina que pensou em inventar uma máquina fabulosa de despreocupação pra gente grande não ocupar mais a cabeça com tantos problemas. Um belo dia, Malvina resolveu inventar essa tal máquina para ajudar a mãe. Mas aí um fato inesperado acontece... Onde fora parar suas ideias?
Nos dias 13 e 14, ainda em comemoração ao Dia do Inventor, o livro escolhido foi “Pai, quem inventou?”, de Ilan Brenman. Em seguida haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.
Neste livro, um pai conversa com sua filha, que é muito curiosa. A pequena menina quer saber quem foi o inventor do alfabeto, da guerra, do rock, do papel... e de muitas outras coisas! Juntos, eles dão um passeio pela história e descobrem curiosidades incríveis.
Dias 21 e 22, a hora do conto será em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Às 14h, o pequenos poderão conhecer a história do livro “Zum Zum Zumbi”, de Sonia Rosa. Após a leitura haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.
É feriado! Hoje tem bolo, suco de laranja, e muita brincadeira. Mas por que será que hoje é um dia tão importante? Ora, hoje é dia 20 de novembro! Dia da consciência negra, dia de Zumbi dos Palmares. Você sabe quem foi esse herói que lutou contra a escravidão no Brasil? É hora de conhecer!
Nos dias 27 e 28, das 14h às 15h, o livro escolhido foi “Flávia e o bolo de chocolate”, de Míriam Leitão. Ao final da leitura, os pequenos poderão explorar o acervo da Biblioteca Rocambole.
Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom, tão diferente da pele branquinha da mãe, a jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos. Assim, mostra que o mundo é feito de diferentes cores, pessoas e sabores. E que é justamente isso que o torna tão rico. 
No dia 29, o último dia da programação, o livro escolhido foi “Ernesto”, obra de Blandina Franco. Seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.
O Ernesto é vítima de um verdadeiro disse-me-disse. Alguns acham que ele não é muito simpático, outros acham que ele se veste mal. E, no meio desses boatos todos, Ernesto acaba ficando sozinho, só porque ninguém consegue entendê-lo. Será que ele vai encontrar alguém que o entenda?
Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do nº 24-22330345 (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h.
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole, bem como outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo, podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Serviços
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail:mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE