PUBLICIDADE


 

 




Mais arte e diálogos com a cidade

O festival Inspira Ocupa segue para a terceira edição nessa sexta, sábado e domingo (9 a 11) ocupando duas casas e um grande terreno na Avenida Barão do Rio Branco, 1062 - endereço próximo da FASE. Idealizado pela artista plástica Katharina Welper e pela escritora Cissa Borges, o evento apresenta ao público uma galeria de arte contemporânea, reúne talentos locais de várias áreas e estimula a convivência inspiradora entre as pessoas e a cidade. O público tem prestigiado bastante a iniciativa o que fez com que essa edição ganhasse um espaço maior para atividades ao ar livre e intervenções artísticas.
A agenda cultural gratuita inclui vivências desde aulas de yoga, oficina de xilogravura, prática de escrita criativa, shows de música com bandas locais e internacionais, pedalada musical até rodas de conversa sobre educação infantil e feminismo. Para as crianças, há atividades o dia todo com contação de histórias, intervenção de palhaços e oficina de pigmentos naturais.  Essa programação agrega artistas, designers, terapeutas, estilistas e inúmeros criativos que ventilam novas ideias e projetos autorais. Não é necessário inscrição para participar.
A Inspira também apresenta sala de moda sustentável, armazém com produtos locais, pátio gastronômico, espaço de bem estar  e muitas novidades. A cafeteria é assinada pelo Jabô Café Vegano e seu cardápio que pensa cada ingrediente, a maioria orgânico.
Essa edição atraiu a participação de coletivos como o Avanda que é formado por fotógrafos, designers, arquitetos e outros artistas independentes que além de participarem da galeria irão registrar o evento. O espírito de colaboração em nome do movimento cultural em Petrópolis está mais forte que nunca e serão três dias de muita troca, diálogos e conhecimento. "Petrópolis ganha muito com o festival. As pessoas que conseguimos agregar valorizam o espaço urbano com idéias e ações que pensam a potência da arte e do fazer junto. Essa consciência é transformadora e vital para que a cidade seja um território cada vez mais democrático e de prática cultural. Além de girar a economia local, quem frequenta pode sair de lá com novas experiências", comenta Cissa.
Na galeria estão nomes como Katharina Welper, uma das organizadoras do festival, Pedro Varela, Carolina Ponte, Thainan Castro, João Duarte Waddington, Martha Werneck, Ana Clara Guinle, Lícius Bossolan e outros artistas. Dessa vez a galeria amplia a conexão com outras linguagens e traz Denise Faertes com vestuários que divulgam o folclore e culturas nacionais. A inovação consiste na incorporação de temas do imaginário popular, do folclore, cultura e artesanato de diversas regiões brasileiras  além de outros elementos e referências do autor, em peças de roupa. "O público pode conviver com a arte de perto. Circulam pelo evento os artistas do presente, que estão pensando o mundo agora, fora das paredes dos museus. Então podemos conversar, debater e criar em interação com as pessoas que circulam na cidade. Essa é a essência da Inspira", diz Katharina Welper que faz a curadoria da galeria também.
Inspira Ocupa coloca no mesmo lugar muitas novidades e convida a cidade a ocupar e circular com frescor e bom humor, celebrando a cidade como lugar de convivência criativa.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE