PUBLICIDADE


 





Inspirado nas mais tradicionais manifestações regionais, o Sesc RJ e o Senac RJ trazem
para a Região Serrana do estado do Rio o Natal É A Gente Que Faz, uma grande viagem pelas nossas tradições, guiada pelos sonhos que marcam o Natal: amor, paz, confraternização, oportunidade, igualdade, esperança e muita solidariedade. O Sesc RJ vai celebrar a data com uma extensa programação cultural, de 8 de dezembro a 6 de janeiro, com atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura, além de ações nas bibliotecas. A programação é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc. 

Toda a linha curatorial norteadora da agenda é o resgate da cultura popular, com destaque para a tradição da Folia de Reis, que tem forte representatividade em diversas regiões do estado do Rio, incluindo a Região Serrana. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, esta celebração popular e tradicional é uma das mais emblemáticas do país, festejada em diversas regiões. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará,  Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.
A programação também será quente em Nogueira. No dia 8 de dezembro, às 20h, se apresenta no Rink de Patinação o cantor Geraldo Azevedo.  Ele presentará seus sucessos que ultrapassaram gerações, como "Dia Branco", "Bicho de Sete Cabeças", "Táxi Lunar", "Moça Bonita", "Canta Coração", "Caravana", e outros.

Shows e atrações
Na sequência, o Parque de Itaipava recebe, às 20h do dia 9 de dezembro, o cantor Junú. Cantor, compositor, instrumentista e brincante, Junú leva aos palcos uma pulsante celebração da vida. O show confunde-se com um ritual. Força e delicadeza evidenciando as referências a sua terra natal, o Cariri Cearense. No dia 14 de dezembro, no mesmo horário e local, é a vez da cantora Paula Lima apresentar seus novos singles o balanço “Fiu Fiu” e a romântica “Mil Estrelas”, músicas que já vêm sendo executadas em todo Brasil e que estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
No dia 21 de dezembro, às 20h, o Parque de Itaipava recebe show do cantor Lenine. No dia seguinte, às 21h, é a vez do cantor Diogo Nogueira se apresentar no local. Por sua vez, no dia 23 de dezembro, o cantor Alceu Valença sobe ao palco do parque. A entrada de todos estes shows será 3 kgs de alimentos não perecível.
No teatro do Sesc Quitandinha, nos dias 8 e 9 de dezembro será apresentada, às 20h, a Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB. O concerto de Natal da Orquestra terá a regência do maestro Lee Mills e trará a suíte Quebra Nozes de Tchaikvisky, Danubio Azul de Johann Strauss, Sergei Prokofiev e Leroy Anderson, entre outros.  Excluir todo o texto referente ao Natakl Espetacular. No dia 8 de dezembro, na Praça da Liberdade, terá apresentação gratuita da Orquestra De Câmara Do Palácio Itaboraí. Em funcionamento desde 2013, a Orquestra é um projeto sociocultural direcionado a jovens estudantes da rede pública de ensino residentes no município de Petrópolis e arredores.
O Sesc Quitandinha receberá a artista Roberta Sá, no dia 16 de dezembro, em um show com grandes sucessos, com um repertório que contempla canções de compositores renomados como Chico Buarque, Martinho da Vila, entre outros. A apresentação, no Café Concerto, terá entrada solidária de 1 kg de alimento não perecível.
A Praça da Liberdade ganha ares nordestinos com a apresentação da Orquestra Sanfônica, no dia 22 de dezembro, às 16h. O espetáculo inédito reúne canções clássicas de sucessos natalinos, traduzidos dentro de uma linguagem orquestral com o timbre brasileiro e interiorano da sanfona. No repertório, destacam-se sucessos do samba e da MPB como “Boas Festas”, de Assis Valente, “Estrela”, de Gilberto Gil e “Ele vinha sem muita conversa”, de Chico Buarque, entre outras, além de clássicas como “Jesus, alegria dos homens”, de Bach, e temas folclóricos pastoris. O espetáculo resgata ainda sucessos de Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, ao lado de músicas autorais.



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE