PUBLICIDADE


 



Evento está em sua 4ª edição e conta com atividades em todo país

Petrópolis vai receber, pela primeira vez, a Semana da Língua Alemã, cuja 4ª edição acontece em todo país, de 05 a 14 de abril. Na Cidade Imperial o evento será aberto no Palácio de Cristal e vai contar com atividades também em outros locais, como asIgrejas Luterana e do Sagrado. Na programação, que será toda gratuita, estão palestras, apresentação de grupos folclóricos, coral, exposição de trajes típicos, contação de histórias, entre outras. A Semana será lançada oficialmente no dia 16 de março, aniversário do município, com um jantar de comida típica alemã no Clube Magnólia.
Em todo país, a Semana vai contar com 550 eventos, partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países. A realização é das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. Em Petrópolis, o evento tem o apoio da prefeitura através de diversas secretarias.
No Palácio de Cristal, a abertura acontece no dia 05 de abril, às 19h, com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacionais, além de apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis (AGFAP) e dos grupos folclóricos associados. Já no dia seguinte, 06, acontece o Congresso Nacional da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECAB), no salão paroquial da Igreja Luterana, com a presença de diversos palestrantes, exposição de trajes típicos dos países de língua alemã na sede da InterTV e, finalizando o Congresso, partidas de Bolão (Kegel) no Coral Concórdia.
No domingo, 07, os congressistas farão passeios turísticos na cidade. Durante toda semana, diversos eventos ocorrerão em Petrópolis, com a participação da Casa da Educação, da Secretaria de Educação, além de apresentação dos Canarinhos de Petrópolis na Igreja do Sagrado (dia 12.04), um concerto de musica barroca alemã na Igreja Luterana (dia 13.04) e um novo ciclo de palestras (também no dia 13), no Espaço Firjan. Participarão também o Museu do Colono, o Museu Imperial e a Casa Stefan Zweig com programações especiais.
“Essas são as atividades já confirmadas, mas há ainda outras em negociação. Vamos receber cerca de 120 pessoas de fora da cidade de centros de cultura de diversos locais do país. A partir de agora queremos que a Semana aconteça todos os anos em Petrópolis. Será uma experiência muito enriquecedora, de muito aprendizado”, explica o diretor de eventos da AGFAP, Marcos Carneiro.
A Comissão Organizadora em Petrópolis é composta pela FECAB, o Clube 29 de junho, o Instituto Bingen, e a AGFAP.A Semana da Língua Alemã em todo país tem como objetivo oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão e despertar o interesse dos brasileiros.




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE