Artistas com destacada atuação na região exibirão suas obras ao público convidando-o a refletir sobre a cerâmica como arte e representação da cultura regional

O Sesc Quitandinha, em Petrópolis, recebe no dia 24 de março a exposição “Cerâmica no Sesc: Gesto de Barro”. A mostra, que se estende até o dia 30 de junho, reunirá peças produzidas por artistas da cidade com o objetivo de apresentar a produção local, reverenciar a vocação ceramistas do município e refletir o fazer artístico.
A exposição foi idealizada pelo Sesc RJ em conjunto com o grupo Arte Cerâmica em Petrópolis. Criado em 2012, ele congrega artistas da região em torno da proposta de desenvolvimento e valorização dessa manifestação artística, além de promover uma retomada, de forma contemporânea, de uma tradição ceramista que já teve destacado capítulo na vida cultural de Petrópolis em décadas passadas.
Sob a curadoria de Maira Maneschy e Julia Ariani, a exposição exibirá peças figurativas e utilitárias de autoria de Ana Rondon, Artur Bosio, Ivo Ferreira, Jane Maia Weinberg, Jean Ruffier, Lydia Sebastiany, Maria Luiza Lacerda, Rosane Teixeira e Rosalia Luz, que compõem o grupo Arte Cerâmica em Petrópolis. Também será possível contemplar peças de outros artistas de destacada atuação local que foram convidados pelo coletivo para contribuir com a mostra. São eles: Marcia Limmiani, Solange Bonfim Mano e Maria Eduarda Gurjão.
O conjunto de trabalhos traz à luz todo o processo criativo destes artistas – passando pelas técnicas da modelagem, esmaltação e queima – e revelando a pluralidade de olhares e modos de fazer e pensar a cerâmica. As curadoras trabalharam juntamente com o grupo na busca da particularidade e expressão de cada artista, voltando as atenções para os acidentes processuais, os resultados que revelam as tensões entre o controle e o inesperado, as gestualidades presentes nas obras, procurando revelar no objeto final a memória de um processo artístico.

Serviço
“Cerâmica no Sesc: Gesto de Barro”
Sesc Quitandinha: Avenida Joaquim Rolla, nº 02 - Quitandinha – Petrópolis/RJ
De 24 de março a 30 de junho de 2019
Horário: de terça a domingos e feriado, das 9h30 às 18h.
Entrada franca
Classificação livre
Informações (24) 2245-2020

Acompanhe o Petropolis em Cena nas redes sociais:
Facebook/jornalpetropolisemcena
Twitter/petropolisemcen
Instagram: @petropolisemcena

Use a hashtag #petroplisemcena e compartilhe nossas fotos e informações




Nenhum comentário:

Postar um comentário