Estreia de nova montagem promete animar a criançada ao som de cordas e percussão

            É com o novo espetáculo, Além do Mais…Ciranda de Barbante, amarrando versos em cantoria!que a Satura Companhia de Teatro comemora o aniversário da cidade. A estreia de mais essa produção será no próximo sábado, dia 16, em apresentação especial no Sesc Nogueira, às 16h, com entrada franca. Com direção de Fred Justen e produção de Renata Garcia, juntos também em cena, a montagem une música e literatura para uma grande brincadeira de poemas e melodias, que promete encantar o público infantil.
            Com cerca de uma hora e vinte minutos de duração, os atores Fred Justen e Renata Garcia estarão no palco com os músicos Pedro Ribeiro e Sabão Batukda. Juntos declamam músicas, cantam poemas, versam melodias e cirandas. O espetáculo harmoniza as músicas em um roteiro de leituras e busca a interação das crianças aos sons da percussão e das brincadeiras de repetições melódicas.
De acordo com o ator e diretor, Fred Justen, a ideia é poetizar o imaginário do universo infantil e levar as crianças ao encantamento e divertimento. “A proposta é estimular a inteligência, a memória e a atenção das crianças, desenvolvendo a sensibilidade e ao mesmo tempo aumentando o interesse pela literatura”, reforça Fred Justen, enfatizando que a ideia desse formato de espetáculo infantil surgiu após o primeiro experimento com o espetáculo Além do Mais...Prosa, Verso e Melodia. “Esse é voltado para o público adulto, mas com o mesmo propósito e unir clássicos da música e literatura. Percebemos que mesmo sendo para adultos, as crianças já se interessavam e assim, fizemos um específico para a criançada”, conta.
O espetáculo Além do Mais…Ciranda de Barbante, amarrando versos em cantoria! conduz poesias e músicas, já cantadas por outras gerações, que se entrelaçam aos versos declamados. As cirandas dão um toque especial para esse resgate, onde o mais importante é vivenciar uma experiência de sons que alegram o dia a dia. O repertório promete animar não só as crianças, mas também os adultos com músicas como Sina de Cigarra, de Jackson do Pandeiro; O Jumento e História de Uma Gata, ambas de Chico Buarque; Sitio do Pica Pau Amarelo, de Gilberto Gil; Aquarela, do Toquinho; Lindo Lago do Amor, de Gonzaguinha; entre tantas outras que encantarão o universo infantil.  
Entre as cirandas que fazem parte do roteiro estão Flor, Minha Flor; Se Essa Rua Fosse Minha; Ciranda do Anel; Ciranda da Rosa Vermelha; e Ciranda da Lia. Todas essas cantigas serão apresentadas intercaladas com textos como Poesia na Varanda, de Sonia Junqueira; Ou Isto Ou Aquilo, de Cecilia Meireles; A Gente Não Sabia de Mario Quintana; As Estações, de Olavo Bilac; e muitos outros.
            Para esse projeto, os atores Fred Justen e Renata Garcia, na estrada desde 2010 em várias montagens adultas e infantis, se juntam aos músicos Pedro Ribeiro e Sabão Batukda, que acrescentam as cordas de violão e a alegria da percussão.
A Satura Companhia de Teatro nasceu em Petrópolis, em 1993. Prestes a completar 26 anos de estrada, o grupo soma um vasto repertório teatral, entre espetáculos infantis e adultos. A companhia já contou com a participação de artistas renomados em supervisões para alguns espetáculos. Em 2015 a Satura foi presenteada pela lendária Elke Maravilha, que se tornou madrinha da companhia, quando na época também atuou como supervisora do espetáculo musical Ópera Insânia. Em 2016, a atriz Rogéria foi supervisora do espetáculo Androfóbicas e em 2018, Moacir Chaves se juntou à companhia remontar o espetáculo Porão de Baleias.


Leia Também