Festa que homenageia os colonos alemães este ano será expandida

Petrópolis já se prepara para receber sua festa mais tradicional: a Bauernfest. Este ano, o burgo alemão vai funcionar de 14 a 30 de junho (exceto no dia 20 – feriado de Corpus Christ) – o que expande a festa para 16 dias, sendo três fins de semana. A expectativa da Prefeitura é a de melhorar a qualidade da festa para o público, além de aumentar o número de turistas atraídos para a cidade com seis dias a mais em relação ao ano passado. O evento, que em 2019 chega à sua 30ª edição, movimenta a economia e é considerada a 2ª maior festa da cultura germânica do país. Entre os empresários do setor o clima é de otimismo para superar os números da última edição. Em 2018, segundo dados da prefeitura mais de R$ 43 milhões foram injetados na economia do município com a festa.
Desde 2018 a festa conta com novidades que valorizaram os produtos da cidade. Além da entrada de cervejas artesanais com uma barraca especial no Palácio de Cristal, também foi criada a “Lei da Bauern”, sancionada pelo prefeito, regulamentando a autorização do espaço que fica no entorno do Palácio (intramuros), para que receba apenas empresas petropolitanas, que tenham produtos típicos culturais alemães, mantendo assim a tradição e as raízes germânicas durante a festa.
No ano passado, foram mais de 200 atrações, espalhadas por seis palcos oficiais da 29ª Bauernfest. Ápice da alta temporada, no período, a cidade também recebeu em torno de 880 veículos de turismo, entre ônibus e vans. Hotéis e pousadas do Centro Histórico também comemoraram a alta taxa de ocupação, que ultrapassou os 96% nos dois fins de semana da festa. Alguns chegaram a 100% de ocupação. Em restaurantes e lojas, alguns comerciantes calculam até 40% de aumento no movimento se comparado a outras semanas comuns.
A presidente do Clube 29 de Junho, Emygdia Hoelz, lembra que esta edição também marca os 30 anos do clube. “Vai ser uma festa ainda mais especial este ano. Estou ansiosa para mais uma festa”, explica.

Leia Também