Uma das festas mais esperadas pelos petropolitanos começa no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. A 30ª Expo Agropecuária é aberta com o melhor do pagode, o show do Ferrugem, com entrada gratuita. O evento acontece até o dia 5 no Parque Municipal, em Itaipava com grandes atrações como o DJ Alok, Thiaguinho (foto), Felipe Araújo e Suel. Além das grandes atrações, a festa fortalece o setor rural do município, com o Galpão do Produtor Rural que conta com produtos artesanais, concursos e leilões de cavalos, gastronomia e parque de diversões. 
A festa, que é toda custeado e organizado pela iniciativa privada, já está com os ingressos disponíveis no estande montado no calçadão do antigo Cenip, e na internet pelo site: www.guicheweb.com.br. Os valores das entradas variam de acordo com os espaços determinados pela empresa. Já as apresentações do feriado do dia 1º de maio, as despesas são custeadas pela Prefeitura, com entrada franca. O show Gospel está sendo definido.
Além do show gratuito de abertura com o pagodeiro Ferrugem, quem quiser curtir toda a programação da 30ª Expo, vai contar com o show do Thiaguinho no dia 02; DJ Alok no dia 03; o sertanejo Felipe Araújo, dia 04 e encerrando a festa, o show com entrada franca, do pagodeiro Suel.
A 30ª Expo Agropecuária conta com uma área especialmente para o setor rural, onde receberá o Galpão do Produtor com produtos da região como geleias, compotas e artesanatos. O espaço conta também com dois concursos de cavalos das raças Pampa e Campolina além do tradicional leilão.
Para a criançada e até para os adultos que queiram se divertir com mais emoção, a 30º Expo conta com o parque PlayCity, que está com mais de 20 atrações, entre elas, o Crasy Dance, KamiKaze, La Bamba, Bate-bate, carrossel, cama elástica, tobogã e vários outros. O parque de diversões funciona de funciona 5ª e 6ª feira a partir das 18h e sábados, domingos e feriados, a partir das 14h.
Em 2018, a estimativa é de que o evento tenha movimentado mais de R$ 3 milhões na economia da cidade e gerado cerca de 700 empregos diretos, com os shows, praças de alimentação, parque de diversões e feiras.


Leia Também