A Galeria Peter Brian Medawar, que fica no Parque Municipal, em Itaipava, recebe a exposição “Cortransmitância”, a partir desta sexta-feira (05.04). Do artista plástico Elias Seriato, a mostra apresenta 20 quadros marcados por imagens fragmentadas e arranjadas geometricamente que combinam elementos, formas e abstratos, conformando uma estética particular feita pelo artista, que é apaixonado por arquitetura e usa a racionalidade arquitetônica em suas obras. A mostra tem entrada gratuita e fica até o dia 28 de abril.
“Cores em planos chapados, com paleta marcante, adestrada pela geometria que corta em linhas as telas, alternando densa materialidade e sutis transparências, com contornos precisos, que se remetem ao urbano”, essa é a descrição de Elias para as obras que estarão exposição, feitas em acrílico em tela e colagens.
Nascido em Magé, mas radicado em Petrópolis, Elias Seriato iniciou sua carreira como desenhista de quadrinhos, depois pintor, derivando progressivamente para uma obra mais abstrata com vocabulário geométrico e pesquisa sobre a cor, transparências e texturas em trabalhos de grandes dimensões. É influenciado pelo movimento do Neoconcretismo e posteriormente pelo trabalho de artistas como Hélio Oiticica (1937 - 1980) e Alfredo Volpi (1896 -1988). Desde 2018, o artista se dedica a três séries distintas, com destaque a “Cortransmitância” onde investiga formas e transparências com uso de materiais não convencionais para a finalização dos trabalhos, atribuindo outro valor a esses materiais.
“Será minha primeira exposição. Está muito caprichada. É o meu lançamento. Topei esse desafio e acho que as pessoas vão amar”, frisa o artista. “A galeria do Parque Municipal é muito importante porque muitas pessoas passam por ali diariamente, principalmente nos fins de semana. Ter uma galeria lá também é descentralizar a cultura, facilitar o acesso aos moradores dos distritos”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio.
A Galeria Peter Brian Medawar fica na Estrada União e Indústria, 10.000. O horário de visitação é de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário