PUBLICIDADE


 


Exposição abre no dia 27 de julho e fica até 8 de setembro, no Vale
das Videiras.
No dia 27 de julho (sábado), a A2 + Mul.ti.plo, única galeria de arte contemporânea em Petrópolis, abre uma exposição de fotografias de Alexandre Salgado. A ideia da mostra é apresentar o trabalho autoral de um dos mais conhecidos fotógrafos de publicidade do país. Ao todo serão expostas 16 fotografias, de grandes formatos. São registros coloridos e em preto e branco, feitos ao longo de viagens de Salgado por diferentes países, em sua maioria da América Latina. A mostra fica em cartaz até 8 de setembro, no Vale das Videiras, com entrada franca.
Entre as fotos, instantâneos de uma vida simples, mais rural do que urbana, na qual o tempo ganha outra dimensão. Seja no caminhar tranquilo e solitário da freira, na cidade antiga de Cartagena das Índias, ou na espera da índia quéchua, à beira da estrada vazia nos Andes, as fotos remetem ao mundo calmo e descomplicado das vilas e lugarejos. "A maioria são cliques recentes, feitos nos últimos anos principalmente na Colômbia, Argentina e Chile. De certa forma, esse trabalho simboliza uma volta às raízes”, explica o fotógrafo.
É a segunda exposição de Alexandre Salgado, que está retomando seu trabalho autoral após mais de 30 anos de uma exitosa carreira em publicidade. Perto de completar 60 anos de idade, o artista revela na mostra a sua própria busca de uma vida mais simples, longe dos centros urbanos e cada vez mais próxima da terra. Dividindo-se entre Rio e São Paulo por conta do trabalho, Salgado sente-se na verdade um morador do Vale das Videiras, para onde corre todos os finais de semana.

Sobre Alexandre Salgado
Fotógrafo publicitário, com 35 anos no mercado, formado no Centro Unificado Profissional CUP em jornalismo audiovisual. Estudou nos cursos do americano Richard Welton e do belga Michel Aertsens, especialistas em still life. De 1981 a 1984, executou trabalhos para teatro e cinema, atuando como still, produtor e diretor. Em 1982, expôs no Restaurante Barbas e nas universidades PUC e CUP a mostra O Mundo Quechua, explorando a cultura da Bolívia e do Peru. Lecionou na Faculdade da Cidade, de 1992 a 1996, na cadeira de Fotografia Publicitária, no curso de Comunicação Visual. Recebeu o primeiro lugar no prêmio Conrado  Wessel, em 2007, com trabalho para Record pela agência  DPZ, ganhou o Prêmio da ABP (Associação Brasileira de Publicidade) como o melhor fotógrafo nos anos de 2004 e 2017. Em 1984, iniciou na publicidade. De 1996 ao ano 2000, estabeleceu residência em SP. Trabalha e comanda a ARTLUZSUDIO desde então para agências do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e no exterior (Bromley Communications, JWT, McCann Erickson, Young & Rubican, DPZ, Talent, Leo Burnett, DM9 DDB, Artplan, FCB, NBS, Ogilvy, Publicis, Mullen), entre outras, fotografando modelos, still life e executando com sua equipe trabalhos de fotos  e montagens de fotos e 3D.

Sobre a A2 + Mul.ti.plo Espaço Arte
A Mul.ti.plo, mantendo a proposta de não se limitar às paredes da sua galeria no Leblon, expande suas fronteiras para o Vale das Videiras, em parceria com a A2. A ideia é levar até à serra uma seleção de obras de grandes nomes da arte contemporânea brasileira e estrangeira que fazem parte de seu acervo. É uma oportunidade para o público da região de Petrópolis ver trabalhos de artistas como Tunga, Georg Baselitz, José Pedro Croft, Derek Sullivan, Ross Bleckner, Jannis Kounellis, Eduardo Sued, Maria-Carmen Perlingeiro, Daniela Antonelli, Daniel Feingold e Mariana Manhães. A galeria fica no Armazém das Videiras - Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400, loja 5 - Petrópolis.

Serviço
Exposição de fotografias
Título: Alexandre Salgado
Abertura: 27 de julho, às 17h30
Visitação: sexta 19h – 22h / sábado 11h – 16h e 19h – 22h / Domingo 11h – 16h
Local: A2 + Mul.ti.plo
End.: Armazém das Videiras - Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400, loja 5 - Petrópolis
Tel.: +55 24 2225-8802

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE