PUBLICIDADE


 


A festa vai contar com intensa programação em quatro dias de festa no Palácio de Cristal

Depois do sucesso da Bauernfest - a Festa do Colono Alemão, o Palácio de Cristal voltará a celebrar a influência de outra cultura na cidade. Chegou a vez das tradições japonesas invadirem os jardins do atrativo com o Bunka-Sai, que acontece de 08 a 11 de agosto, com entrada gratuita. O evento vai contar com gastronomia típica, danças folclóricas, artes marciais, cosplay, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, apresentação de Taiko, entre diversas outras atrações no evento mais aguardado pela comunidade Nikkei e descendentes de japoneses na Cidade Imperial.
O Bunka-Sai, que é organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, vai contar com cerca de 50 atrações. A abertura acontece a partir de 19h de quinta-feira (08), com a sangria de saquê e apresentação do Bom-Odori, dança folclórica japonesa.      A festa da cultura japonesa segue durante todo o fim de semana após a abertura. Na sexta-feira e no sábado, ela funciona de 10h às 22h e no domingo de 10h às 20h. Durante todo o evento, o público vai contar com barracas de comidas e souvenirs inspirados na cultura dos japoneses e também duas exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural" e “SHI DOORO - lanternas de pedra”.

Programação
Estão programadas exposição e oficina de pipas; oficinas de bonecas japonesas, de mangá, de ábaco (calculadora japonesa), Ikebana Upcycle (arranjo de flores), de origami, e de Haicai (poema japonês); além de muito Bom-odori; Taiko; Seitai (tratamento japonês para problemas ósseos e musculares); Undokai (gincana esportiva); cerimônia do chá japonês; torneio de Judô, entre diversas outras atividades. A cantora petropolitana Anna Hannickel também se apresenta durante a festa.



Torneio de judô
Falar do Japão sem incluir as artes marciais é praticamente impossível, elas estão entre as principais características da cultura oriental. E é por isso que o esporte estará entre os destaques da programação do Bunka-Sai 2019. No sábado, dia 10, o público vai poder contar, durante todo o dia, com um torneio de judô, com a previsão de participação de 350 atletas entre 04 e 14 anos. As inscrições já estão abertas para as equipes interessadas e são limitadas. Nos esportes, o evento ainda vai contar com Jiu-Jitsu, Ninjutsu, Aikido e Undokai.
O “2º Torneio Matheus Judoca Especial – Bunka-Sai 2019” será realizado nos jardins do Palácio, entre 9h e 17h, com entrada gratuita, assim como todo o evento. O campeonato é autorizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), filiada à Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O torneio leva o nome do atleta petropolitano Matheus Domingues Moreira, que é portador da síndrome de Down e já é conhecido no meio do judô pelo talento para o esporte.
O torneio terá aulão para crianças de 04 a 06 anos e competição nas categorias Sub 9, 11, 13 e 15, tanto feminino, quanto masculino, além do “Judô para todos”, com atletas com algum tipo de deficiência. Todos ganharão medalhas. Equipes de diversas cidades do estado já confirmaram presença. “Tem muitas do Rio e outras cidades, como Paraíba do Sul. As pessoas estão bastante interessadas. O torneio vai movimentar o evento, porque como são muitas crianças e adolescentes, muitos vêm com os pais e parentes, que também vão aproveitar a festa”, frisa André Fernandes Moreira, pai do Matheus e um dos organizadores do evento.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE