PUBLICIDADE


 





O mais italiano dos doces é sucesso em Padaria no Centro Histórico (PC/Foto)

Que a culinária italiana é uma das mais saborosa e reconfortante ninguém discute. O que poucos sabem é que existem mais sobremesas além do famoso tiramisù e uma delas é o cannolo ou cannoli (plural). O doce em formato de tubo é uma das especialidades mais conhecidas da chamada pasticceria siciliana, com recheios que vão desde um creme a base de queijo ricota ou mascarpone com ingredientes como baunilha, pistache, chocolate ou frutas cristalizadas, até as adaptações mais criativas com creme de avelã, brigadeiro e doce de leite.
Em Petrópolis os cannoli foram lançados há um ano na Padaria Sul América no período da Serra Serata como forma de homenagear a colônia italiana, mas fizeram tanto sucesso que passaram a ser fabricados diariamente para atender ao pedido dos clientes.
“O encontro da cremosidade do recheio com o crocante da massa produz uma sensação única. Foi amor à primeira mordida!”, conta Regina Almeida, cliente da Padaria Sul América.
Outra curiosidade sobre o doce é que ele teria surgido durante uma brincadeira de carnaval na Sicília e hoje é considerado sinônimo de sorte e prosperidade, sendo muito usado para presentear pessoas queridas.
Já no filme “O Poderoso chefão” (1972), dirigido por Francis Ford Coppola, o doce aparece na cena icônica em uma das frases mais conhecidas do cinema americano: “Deixe a arma e pegue os cannoli”, dita pelo personagem Peter Clemenza a Rocco Lampone, quando este comete seu primeiro assassinato, matando o motorista traidor, Paulie Gatto. Quem é fã da trilogia, sem dúvidas, se lembrará desse momento do primeiro filme e, para quem ainda não assistiu, é mais um motivo para ver. Ficou com vontade de conhecer a receita ou simplesmente de comer cannoli? Só passar na Padaria e Confeitaria Sul América para conferir (2242-3156). Buon appetito!



Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE