Cocco Barçante com artesãos do projeto




Fundada em 16 de março de 2013, na cidade de Petrópolis, a Casa de Cultura Cocco Barçante chega aos 7 anos com uma trajetória de destaque dentro e fora da Cidade Imperial. Além das ações que promovem a cultura, abrindo espaços para diversos agentes locais, a Casa agrega o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, primeiro do segmento no estado, reunindo uma mostra artesanal de todas as regiões fluminenses.

O artista plástico e designer Cocco Barçante, que fundou e mantém a Casa, foca na inclusão social e no desenvolvimento sustentável, lançará um novo projeto durante as comemorações do sétimo aniversário.

“Trata-se de um projeto educativo, cujo tema será Criatividade e Economia Solidária”, contou ao Petrópolis em Cena. O artista observa que a criatividade é o terceiro fator mais importante no processo de seleção profissional. De acordo com o Cocco, as empresas buscam profissionais com ‘confiança criativa’, com capacidade para vivenciar novas abordagens, receber e solucionar problemas de abraços abertos. Já a economia solidária é reconhecida como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e como uma resposta a inclusão social.

O projeto objetiva receber alunos de escolas públicas e particulares, expondo a importância dos temas para o desenvolvimento escolar e pessoal, e estimulando o processo de empatia. Durante as visitas guiadas, o artista promoverá uma análise crítica sobre a importância da Arte no desenvolvimento histórico das sociedades, abordando e debatendo os temas do Projeto, que culminarão numa vivência criativa com os participantes.

Durante os 7 anos, a Casa de Cultura Cocco Barçante registrou número acima de 10 mil visitantes e já realizou neste período cerca de 150 eventos no local.
“No ano passado na exposição no Centro Cultural dos Correios tivemos uma sala na exposição Um Rio de Sentimentos, em homenagem à Petrópolis e a Casa/Museu, com visitação de 42.500 pessoas. Este resultado resultou em um novo convite para expor este ano novamente. A exposição será em setembro”, adiantou.

O lançamento do Projeto será dia 14 de março (sábado), às 15h, juntamente com a comemoração do aniversário da Casa de Cultura, que contará a apresentação musical da cantora Mônica Campos, acompanhada do músico Norton Ribeiro, com o show “Amor em Canções”. O acesso é gratuito.

A casa de Cultura Cocco Barçante está localizada na Rua Coronel Veiga, 1734, Ponte Fones, Petrópolis/RJ. As visitas para participação dos projetos são agendadas pelo Celular 21999181887 (WhatsApp) e pelo e-mail: cocco_barcante@yahoo.com.br A contribuição simbólica é apenas 2,00 por aluno.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis