PUBLICIDADE


 

 


Foto do comércio de Petrópolis no Site Petrópolis Sob Lentes
Fotos: arquivo pessoal Ricarco Cury / Bruno Avellar


Quem quer que tenha dito que há uma fronteira entre passado e presente certamente ainda não acessou a nova interface do site Petrópolis Sob Lentes: equilíbrio entre a nostalgia de ontem e a modernidade de hoje. Criado, em 2018, pela jornalista petropolitana Carolina Freitas, o site é pautado pelas premiadas reportagens escritas por ela sobre o comércio antigo da cidade, vencedoras do prêmio Alcindo Roberto Gomes de Jornalismo, pela Academia Petropolitana de Letras, em 2019.

Nos dois anos em que esteve no ar o site - que nasceu como blog - obteve mais de 24 mil acessos de internautas que vão do Brasil aos Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Portugal e França, por exemplo. “São pessoas que, por mais que estejam inseridas em cenários e circunstâncias diferentes hoje, compartilham um mesmo passado e um mesmo anseio por relembrar aquela época a partir de lentes dotadas de memória e história: os registros fotográficos”, explica Carolina.

Carolina Freitas
Com a proposta de aproximar o ontem e o hoje, o que se verifica pelos comparativos visuais das referidas matérias, a jornalista agora também assume a difícil e igualmente gratificante missão de aproximar assuntos de teor histórico ao contexto digital atual. “O novo design representa o início de uma nova fase para o Petrópolis Sob Lentes, uma era mais focada na interatividade, na intermídia”, aponta a jornalista que concorre ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe deste ano (categoria Comunicação) pelo trabalho desenvolvido.

Nascido na mídia impressa do jornal Tribuna de Petrópolis, o projeto conduzido por Carolina foi, ainda, transformado no livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”. A obra - compilado de 44 reportagens sobre o comércio já extinto local - tem prefácio do escritor Antônio Torres e foi lançada em janeiro deste de 2020. Além do site, petropolisoblentes.com.br, a jornalista e agora autora também pode ser acompanhada no Instagram via @petropolisoblentes.








Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE