PUBLICIDADE


 

 


Mesmo neste período de isolamento social, os ensaios do Coral Pró Tempore não param. O grupo de idosos vem se “reunindo” virtualmente através de vídeo chamadas. O projeto em Petrópolis, mantido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), que além de fomentar a cultura, usa a música como instrumento para fortalecer e resgatar a auto-estima dos idosos, é gratuito e faz apenas uma exigência: os participantes precisam ter mais de 55 anos. Com muitos deles no grupo de risco da covid-19, poder encontrar os colegas mesmo que à distância têm animado os dias de cada um.

 

“A cada encontro fica melhor, mais vivo, mais animado. Percebo pelos semblantes deles e os comentários no grupo de WhatsApp: ‘Nossa, maestro! Que falta estava fazendo isso!’, ‘Está muito bom ver vocês novamente’, e por aí vai”, explica o maestro do grupo, Paulo Afonso Filho.

 

Coral Pró Tempore tem aulas online


Capital Estadual do Canto Coral, o grupo nasceu com o objetivo de inserir o público da terceira idade na atividade que é uma das principais vocações de Petrópolis. Os ensaios aconteciam sempre às quartas e sextas-feiras, mas foram suspensos durante a pandemia. “Então, após pensar numa forma mais facilitada e seguindo as determinações do isolamento social, levando-se em conta que todo o Pro Tempore, com raras exceções, está no grupo de risco, verificamos junto aos cantores os que estavam mais bem relacionados com as redes sociais”, acrescenta o maestro.

 

“Tudo isso, com muita explicação e detalhamento, pois nem todos têm a mesma capacidade de acepção da novidade. Estavam acostumados aos ensaios presenciais às quartas e sextas, com o cafezinho no meio pra ‘relaxar e papear’, daí vem o processo pandêmico que mudou a vida de todo mundo”, completa ele.

 

O Pró Tempore conta com participantes até de 90 anos de idade. O coro participa dos principais eventos de Petrópolis e até de festivais em outros municípios. O município criou a atividade para auxiliar o desenvolvimento social e emocional dessas pessoas, criando uma situação de envolvimento com a arte. 

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE