PUBLICIDADE


 

 


 

CTO Petrópolis (Foto: divulgação)

Diagnóstico precoce é fundamental

 

Esta quinta-feira (1º) marca o início da já tradicional campanha do Outubro Rosa. A campanha de conscientização e sensibilização da sociedade a respeito da importância de se prevenir o câncer de mama se popularizou na última década em todo o Brasil, incluindo Petrópolis. Neste ano, o evento será um pouco diferente: com o distanciamento social, por conta da pandemia do novo Coronavírus, não haverá eventos e festas abertas ao público. No entanto, o Centro de Terapia Oncológica (CTO) preparou uma série de atividades para conscientizar e esclarecer a população sobre a importância da prevenção para o câncer de mama.


Como fazer a mamografia?

Uma dúvida que sempre surge é com relação à realização da mamografia, exame fundamental para a detecção precoce da doença. O pedido pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. Funciona da seguinte forma: o médico do CTO faz o pedido de exame e a clínica faz o contato junto à Secretaria de Saúde, que é a responsável pela realização do procedimento, para checar disponibilidade de vagas e proceder o atendimento – que é feito em unidades da rede municipal, como o Hospital Alcides Carneiro e o Centro de Saúde Coletiva, localizado no Centro.


Informação é fundamental

De acordo com o diretor executivo do CTO, Rhonald Andrade, a campanha do Outubro Rosa é uma grande aliada na luta contra o câncer, pois chama a atenção da sociedade para a importância de se prevenir. “Nós apoiamos o Outubro Rosa e vamos intensificar as campanhas de divulgação e conscientização não apenas dos nossos pacientes, mas da população de modo geral. A campanha é um sucesso a nível nacional ano a ano, mas é fundamental passar a mensagem e mostrar que, quanto antes o câncer for descoberto, maior a chance de cura”, disse.

Novos casos

Os dados oficiais mostram que, de fato, é fundamental estar de olhos abertos para esta questão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, houve 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil somente neste ano de 2020. A doença levou à morte de 17.763 brasileiros, sendo 17.572 mulheres.


Alerta aos sintomas

E a detecção precoce é fundamental para evitar este quadro: quando descoberto em fases iniciais, a possibilidade de tratamentos menos agressivos, com taxas de recuperação satisfatórias, aumenta significativamente. Neste sentido, é bom também ficar alerta para os primeiros sintomas, que podem aparecer já em uma fase inicial: um nódulo fixo e indolor na mama, pescoço ou axilas; a pele da mama avermelhada, retraída ou parecendo casca de laranja; alterações no mamilo; e a saída de líquido anormal pelos mamilos, de forma espontânea. Se aparecer algum desses sintomas, é bom procurar um médico para investigar o caso e avaliar a possibilidade de tratamento.


Hábitos saudáveis

Outras medidas de prevenção têm relação com a própria saúde, no dia a dia: praticar atividade física; ter uma alimentação saudável; manter o peso adequado, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC); evitar o consumo de bebidas alcoólicas; evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal; e amamentar.

Serviço


O Centro de Terapia Oncológica funciona na Rua Dr. Sá Earp, 39, no Centro de Petrópolis. Mais informações podem ser consultadas pelo site www.ctopetropolis.com.br ou pelo telefone (24) 2244-2005.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE