PUBLICIDADE


 

 


 

“Matriarcas: Mulheres de Raça e de Cor”

Livro será lançado pela Riemma Editora


O petropolitano André Sampaio lança “Matriarcas: Mulheres de Raça e de Cor” pela Riemma Editora. Com ilustrações de João Victor Sampaio, o livro faz um mergulho no estudo da tradição oral na construção cultural no Brasil, já que durante muitos anos a oralidade foi utilizada como perpetuadora e disseminadora da história e da cultura afro-brasileira e brasileira. O autor, que é doutorando em Letras pela UFRJ, graduando em Filosofia (Licenciatura plena) pela UCP, mestre em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela UFF e especialista em História da África e no Negro do Brasil pela Universidade Candido Mendes, elegeu três autoras significativas da cultura afro-brasileira: Mãe Beata de Yemonjá, Conceição Evaristo e Fabiana Cozza. 


As homenageadas

A primeira, já falecida, autora de “Caroço de Dendê”, umgrupo de minicontos que lembram as fábulas de Esopo e de La Fontaine, só que nos moldes africanos. Mãe Beata de Yemonjá é uma “Griot” (pessoa que preserva e transmite conhecimentos, histórias, canções e mitos de seu povo).

Já com Conceição Evaristo, o livro aborda o romance “Ponciá Vicêncio”, uma história comovente sobre uma menina/mulher que busca a sua própriaidentidade dentro de uma sociedade marcada pelo ranço colonial. Ponciá Vicêncio lembra todas as mulheres negras do Brasil, que lutam diariamente por um espaço justo dentro da sociedade.

E por fim, o livro traz Fabiana Cozza, cantora e autora que ultrapassa os limites impostos pelo social, provando que ser brasileiro é fazer parte de inúmeras culturas distintas. Fabiana transita pelas rodas de samba da mesma maneira e legante que desfila pelos corredores acadêmicos do Brasil. Fabiana é o resultado da luta constante de gerações afro por uma real democracia. 

O livro ainda traz um capítulo teórico que antecede a análise das três autoras. Propõe-se então um mergulho na História, na Sociologia, na Filosofia, na Literatura, na Antropologia e na Teologia para a busca pelo entendimento do universo em que cada autora se encontra. Para isso, o autor lança mão das teorias de Paul Zumthor, Walter Benjamin, Stuart Hall e Hommi Bhabha, entre outros.

 

Trajetória da pesquisa

No início do livro o autor traz um relato autobiográfico que explica a sua paixão pelos alicerces da cultura brasileira, isto é, a significativa presença africana na construção social e cultural da terra do pau-brasil.

Para a elaboração da obra, inspirado pelo imenso interesse nas bases da cultura brasileira, André Sampaio se utilizou de todo seu repertório de estudo e análises, construído ao longo de


25 anos de dedicação acadêmica

O projeto é apoiado pela SKY através da área de Responsabilidade Social, que promove uma série de iniciativas que mobilizam e envolvem os colaboradores, parceiros, funcionários e clientes no desenvolvimento das novas gerações através da educação e da cultura. Entre as principais ações estão o Pedra, Papel, Tesoura, programa regional de voluntariado corporativo da empresa, o Escola Plus, que defende a televisão como um método de ensino efetivo para crianças e o Faciuni Bolsas, concurso cultural para valorizar e apoiar estudantes de audiovisual e cinema em todo o Brasil. Para conferir essa e outras ações de Responsabilidade Social da SKY, acesse os perfis no Instagram e Facebook. Os conteúdos trazem detalhes das iniciativas já existentes na companhia e de projetos recentes que visam o bem-estar da sociedade.

 

Sobre o autor

André é Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Graduando em Filosofia (Licenciatura plena) pela Universidade Católica de Petrópolis (2011), Mestre em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas  de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense(2010), Especialista em  História da África e no Negro do Brasil pela Universidade Candido Mendes (2007) e  graduado em Licenciatura plena Português/ Literatura pela Universidade Estácio de Sá  (2005). O autor também é sócio do Grupo Prismma que atua na área de marketing cultural em São Paulo.

 

Ficha Técnica:

Autor, Pesquisa e Revisão de Texto: André Sampaio

Coordenação e Produção Editorial: Rose Riemma

Redator: Josenildo Hardman de França Sampaio

Projeto Gráfico e Diagramação: Adriana Campos / Dorotéia Design

Revisão de Texto: Roberta Hang Martins Soares

Ilustrações: João Victor Sampaio Nunes da Costa

Libras: Ilana Aparecida Sampaio Trindade

Execução e Distribuição: Riemma Editora

Realização: Grupo Riemma

 

Lançamento

Dia 29 de outubro, quinta-feira, às 19h na Casa de Cultura Os Capoeira
Rua Belmiro Braga, 186 - Pinheiros - São Paulo.


Por conta da pandemia, serão recebidos grupos divididos nos horários:
19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h. 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE