PUBLICIDADE


 

 


Com 60 vagas, o concurso de seleção para Programas de Residências Médica, Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) terá inscrições abertas de 11 de novembro a 11 de dezembro. Serão oferecidas 45 vagas para Residência Médica, nove para Residência Multiprofissional em Atenção Básica e seis para Residência em Área Profissional da Saúde, voltada para a Enfermagem. Os selecionados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 3.330,43, estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica. 

 

A Residência Médica engloba as seguintes especialidades: Medicina de Família e Comunidade (12), Clínica Médica (6), Pediatria (5), Anestesiologia (4), Obstetrícia e Ginecologia (4), Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3), Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica (2), Neonatologia (2), Endoscopia (2) e Urologia (1), além de outras três vagas para Radiologia e Diagnóstico por Imagem - Ano adicional (R4).


"Os programas de Residência Médica contribuem não apenas para o desenvolvimento dos futuros profissionais, mas também para a melhoria do atendimento à população, que passa a contar com médicos mais qualificados. Além disso, os programas são parte do conjunto de fatores que chancela o HEAC como hospital de ensino, tornando-o polo de referência para toda a região", explica o professor Miguel Koury, coordenador da Residência Médica da UNIFASE/FMP. 

 

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica oferece nove vagas para enfermeiros (5), psicólogos (2) e nutricionistas (2). Já o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde reúne a Enfermagem em Terapia Intensiva, que dispõe de quatro vagas, enquanto a Enfermagem Obstétrica tem duas. 

 

De acordo com a coordenadora da Residência Multiprofissional, professora Regina Shiraishi, o Programa em Atenção Básica, o Programa de Enfermagem em Terapia Intensiva e o Programa de Enfermagem Obstétrica são realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde: "Os programas de residência são desenvolvidos em cenários de prática diversificados, oportunizando a qualificação em serviço e a troca de saberes com profissionais de diferentes áreas, tutores e preceptores qualificados, com ampla experiência em ações voltadas para o SUS e para o mercado de trabalho em geral", destaca. 

 

A importante parceria entre a UNIFASE/FMP e a Secretaria Municipal de Saúde, em prol das melhorias no Sistema Único de Saúde, é uma via de mão dupla, uma vez que qualifica o serviço e o ensino. 

 

"À medida que o SUS foi avançando e a faculdade foi crescendo, as parcerias foram se solidificando. A gente acredita que para o SUS dar certo e se fortalecer precisamos de profissionais que sejam formados para atuar no sistema. Essa parceria só funciona porque existem duas áreas de interesse em comum, o ensino e o serviço, que casaram muito bem", frisa Maria Zenith Nunes Carvalho, chefe do Núcleo de Gestão de Educação em Saúde do Município.   

 

A seleção consiste em prova objetiva, que será aplicada no dia 08 de janeiro de 2021, em Petrópolis, e análise de currículo. As atividades começarão em 01 de março. 

O concurso também oferece vagas para atuação no Hospital Santa Teresa, nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral (2), Ortopedia e Traumatologia (4), Radiologia e Diagnóstico por imagem (2) e Cardiologia (2). As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas no site www.fmpfase.edu.br, que traz os editais e as informações sobre as provas. 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE