PUBLICIDADE


 

 


"Os laços mais importantes não estão na embalagem, estão nos gestos". Com esse mote, o Banco de Sangue Santa Teresa, em Petrópolis, lançou sua campanha de Natal, convidando a população a entrar no clima solidário e doar sangue.

 

Neste período do ano, normalmente, os estoques sanguíneos já sofrem uma baixa, em razão das festas e recessos. Porém, neste cenário de pandemia, o estado tende a ficar ainda mais crítico.

 

"Estamos operando com os estoques abaixo do ideal e, com a situação atual da pandemia na cidade, o déficit do estoque que está em 30% tende a piorar também por conta da demanda com situações emergenciais nos hospitais", diz Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Santa Teresa.

 

Até o final do mês, quem for doar sangue é convidado a escrever uma mensagem aos pacientes que necessitam de transfusões. Eles também podem retirar um cartão da árvore de Natal com a mensagem especial de um paciente.

 

"Muitas histórias dependem de um doador de sangue para continuar a serem escritas. Vamos levar muito mais esperança para quem precisa, principalmente, neste Natal", completa o líder de captação.

 

Durante as festas de final de ano, o Banco de Sangue Santa Teresa estará atendendo especialmente nos seguintes horários: nos dias 24 e 31, das 7h às 12h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a unidade estará fechada. Nos demais dias, de segunda-feira a domingo, o horário será das 7h às 18h.

 

Doação de sangue e a Covid-19

Doar sangue é um ato seguro e as pessoas podem se sentir ainda mais confiantes. O Banco de Sangue Santa Teresa conquistou recentemente o selo Covid Free de Excelência, uma certificação concedida a instituições que utilizam boas práticas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

 

Este certificado garante que os protocolos de segurança exigidos internacionalmente para conter a disseminação do vírus sejam cumpridos no local.

 

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

 

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

 

Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).

 

Endereço do Bangue Santa Teresa

Novo endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen

Telefones: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355

Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.




 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE