PUBLICIDADE


 

 


 

Alerta!

Risco de faltar sangue para casos emergenciais
 

A baixa movimentação de doadores continua sendo a triste realidade nos Bancos de Sangue neste início de 2021, que desde o ano passado vem sofrendo com os impactos da pandemia em todo o país.

 


Nesse período há ainda uma piora, pois muitos entram em férias e viajam, ao passo que, justamente por haver mais movimento nas estradas ocorrem mais acidentes e situações emergenciais em que aumenta a demanda por bolsas de sangue em todos os hospitais. Sem contar os casos graves de internações por Covid-19, em que a maioria dos pacientes necessita de transfusões de sangue.

 

O Banco de Sangue Santa Teresa, em Petrópolis, está operando com apenas 35% da sua capacidade de estoque, ou seja, com um déficit de 65%. "Assim como as pessoas saem de casa com cuidado para suas rotinas diárias, precisamos urgente que elas incluam em suas atividades o ato solidário de doar sangue", alerta Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.


Ele explica que cada doação passa por um processo de separação dos componentes sanguíneos que são destinados a tipos específicos de tratamentos dos pacientes. "Uma doação se transforma em até quatro componentes: plaquetas, plasma, hemácias e crioprecipitado", informa Vinícius.

 

Para se ter uma ideia do tamanho dessa necessidade, as plaquetas retiradas de uma doação têm validade de até 5 dias e conseguem atender um paciente de até 10kg de massa corporal. Portanto, para pacientes adultos são necessários em torno de 7 a 8 doadores em média.

 

"Nossos estoques estão em estado crítico, impactando diretamente no atendimento dos mais diversos tratamentos, como pacientes com câncer que transfundem muita plaqueta, já nas cirurgias de grande porte como transplantes ou cardíacas, os pacientes transfundem muitas hemácias, por exemplo. Precisamos receber em torno de 100 doações diárias para regularizar os estoques e evitar atrasos ou impactos nos atendimentos", conclui Vinícius.

 

Doação de sangue e a Covid-19

Mesmo que doar sangue seja um ato seguro, muitas pessoas ainda têm medo de fazê-la por achar que vão contrair Covid-19.


E para essas pessoas que ainda podem ter esse receio, aqui vai uma ótima notícia: o Banco de Sangue SantaTeresa acaba de conquistar o selo Covid Free de Excelência, que é concedido às instituições que mantêm boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus, o que reforça o nível de qualidade e excelência no atendimento aos clientes, doadores e pacientes.

 

O Certificado garante que a unidade segue todos os protocolos de segurança exigidos internacionalmente para conter a disseminação da Covid-19, assegurando que todos os ambientes estão adequados para receber o público sem risco eminente de contágio.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE