Não é segredo que o esporte proporciona benefícios para o corpo. Além disso, a prática de atividades físicas também é excelente para a saúde mental, pois pode combater os sentimentos de ansiedade e depressão, melhorar o foco e fortalecer a autoestima, principalmente para os idosos. Em meio a pandemia, o Agita Petrópolis se tornou um grande aliado dos mais de 2,5 mil petropolitanos que participam regularmente das aulas de ginástica, dança e alongamento em 13 bairros. 

 

Há quase dois anos no programa, a dona de casa Michele Pereira Gomes de Oliveira, de 41 anos, perdeu peso, ganhou força e ganhou mais qualidade no sono. Mas os benefícios vão além disso. "Eu adoro participar do Agita.


É muito divertido. Às vezes a gente chega aqui um pouco desanimada, mas depois da aula é só alegria. Ainda mais nessa pandemia, não é? Quanto mais coisa a gente faz, melhor é", disse ela, que é aluna do núcleo do Centro de Petrópolis.

 

"O mais importante é a segurança. As turmas são pequenas, existe o distanciamento, além da exigência da máscara e o álcool em gel. Com segurança, podemos participar das aulas e se exercitar. Me livrei das dores da época em que eu era sedentária. Me sinto mais leve, mais saudável, muito mais feliz", concluiu Michele.

 

Heloísa Helena, aluna do núcleo em Cascatinha, também ressaltou os benefícios para a saúde mental. "Estou muito feliz pelo retorno das aulas. Além dos benefícios para a minha saúde, também reencontro minhas amigas, fizemos uma turma muito legal aqui, uma sempre ajuda a outra", contou.

 

As atividades do programa voltaram na última semana em Cascatinha, Posse, Bataillard, Vale do Cuiabá, Madame Machado, Vila Rica, Alto da Serra, Caxambu, Centro, Quitandinha e São Sebastião. Os núcleos do Contorno e do Oswaldo Cruz estão sendo reorganizados e o retorno do Agita Petrópolis deve acontecer até o fim do mês. Os interessados em participar podem ligar para o telefone (24) 2233-1218 para outras informações.

 

Idealizador do programa, o prefeito interino Hingo Hammes lembrou a importância do Agita Petrópolis na cidade. “O Agita Petrópolis foi o primeiro projeto próprio de atividades físicas gratuitas da cidade. É um marco, um divisor de águas do esporte em Petrópolis. Meu maior orgulho como secretário de Esportes foi ter criado esse programa, que possibilita, de forma democrática, levar atividade física de forma gratuita para toda a cidade", destacou.

 

Segundo o presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leandro Kronemberger, a ideia é ampliar o Agita Petrópolis para mais locais ao longo desse ano. “Nosso objetivo é ampliar o programa, democratizando o acesso a prática de esportes. Mas, nesse momento, ressalto o quanto é importante que a população mantenha os cuidados, respeitando as regras sanitárias e o uso de máscara, por exemplo", lembrou Berg.

 

(Edição: 18/02/2021)

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem